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BMW pensa apresentar supercarro apontando baterias à McLaren

By on 3 Janeiro, 2019

O i8 é um desportivo híbrido que deixou muita gente boquiaberta, mas a BMW quer mais que isso e a administração está a ponderar a realização de um supercarro que não será o substituto do i8 mas um rival do 570S da McLaren.

Com o nascimento do Série 8, o i8 deixou de ser o topo de gama pelo que se percebe que o coupé híbrido não terá substituto, embora a BMW nada tenha dito até agora sobre o assunto. Porém, o novo supercarro que a marca bávara tem em cima a mesa de decisão seroa inspirado no i8, manteria a sua génese de montra tecnológica – mostraria os avanços conseguidos pela BMW em termos de novos materiais, domínio da fibra de carbono, eletrificação e baixo peso – mas iria bem mais além no que toca à performance, imiscuindo-se em territórios até agora ocupados por Ferrari, Porsche e, sobretudo, McLaren.

Seria o carro de topo da BMW e o melhor exemplo do “savoir faire” da divisão M, tendo como ponto de mira os modelos da McLaren, marca que quando fez o seu primeiro carro, o famoso F1, recorreu a um V12 da casa alemã. Ora, como o negócio dos supercarros continua de vento em popa, a BMW quer estar por ali.

E Klaus Frohlich, o membro da administração pelo desenvolvimento de produto, deixou isso claro em declarações feitas à revista inglesa Autocar: “se és um engenheiro, uma vez na vida, tem o desejo de desenhar um supercarro. A eletrificação permite isso e se tivermos unidades híbridas compactas e muito poderosas, se tivermos um chassis em fibra de carbono (como o do i8, por exemplo) e se ainda tivermos motores de elevadas performances, então, resta-nos ser inteligentes e combinar tudo isto para oferecer um superdesportivo. E se olharmos para o que vão ser os supercarros do futuro – os Ferrari e McLaren – a partir de 2020, todos serão parcialmente elétricos.”

Especulando, podemos dizer que caso tenha aprovação, o novo modelo será lançado em 2023 e terá um sistema híbrido constituído por um motor a gasolina e dois motores elétricos, colocados num chassis que será muito semelhante ao do i8. Naturalmente que o motor de combustão interna será maior que o atual bloco de 1.5 litros do i8 e que o sistema oferecerá dos 700 CV, praticamente duplicando a potência oferecida pelo i8 e ultrapassando o M8 que estará no mercado este ano com cerca de 620 CV.

Para que o futuro modelo não sofra do mesmo problema do i8 (baixos valores residuais) a BMW irá manter a produção do novo modelo em valores baixos, preservando a exclusividade e a etiqueta de preço que estará acima dos valores pedidos hoje pelo i8.

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