BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW procura formas de reduzir custos das baterias: abordagem diferente da Mercedes e VW

By on 31 Março, 2023

A BMW vai apostar na conceção e reciclagem, não na mineração, para baixar os custos das baterias. Sem dúvida que a redução dos custos das baterias é um desafio chave para os fabricantes de automóveis elétricos (VE). As baterias são atualmente um dos componentes mais caros de um VE, e a redução do seu custo é essencial para tornar os VE mais acessíveis e competitivos.

Há vários fatores que contribuem para o elevado custo das baterias, incluindo o custo das matérias-primas, processos de fabrico, e investigação e desenvolvimento. Além disso, o fornecimento global limitado de certos materiais utilizados em baterias, tais como lítio e cobalto, pode fazer subir o seu custo repentinamente.

Neste contexto, os fabricantes de automóveis e de baterias estão a trabalhar ativamente para enfrentar estes desafios e fazer baixar o seu custo. Isto inclui o investimento em novas tecnologias de fabrico, a exploração de químicos alternativos para baterias, e o desenvolvimento de processos de produção mais eficientes. Como os custos das baterias continuam a baixar, é provável que nos próximos anos se assista a uma adoção mais generalizada dos VE.

Por tudo isto a BMW procura formas de reduzir custos das baterias, apostando numa conceção eficiente e na reciclagem para reduzir os custos das baterias como explica o CFO da marca, Nicolas Peter: “Não pensamos que seja correto investir em minas. Consideramos que é mais importante recuperar matérias-primas de automóveis e outros produtos”, disse Peter numa entrevista à Reuters, acrescentando também que a BMW estava a viver um primeiro trimestre forte e que não via razões para duvidar da capacidade da empresa para atingir a sua previsão estabelecida no início do mês de uma margem de 8-10 por cento em 2023.

A BMW tem o seu próprio centro de investigação de células de bateria na Alemanha, mas deixou o desenvolvimento em grande escala aos parceiros, fazendo encomendas de vários biliões de euros com CATL e EVE Energy para produzir células de bateria na China e na Europa.

A redução dos custos das baterias, a maioria das quais provém de matérias-primas, é o principal desafio para os fabricantes de automóveis que tentam gerar lucros a partir de VE equivalentes aos obtidos a partir de automóveis com motores de combustão, um alvo que a BMW espera alcançar com o lançamento da sua linha Neue Klasse exclusivamente eléctrica em meados de uma década.

Alguns, como a Volkswagen, estão a apostar muito na expansão da sua própria produção de baterias e a investir em minas para assegurar o controlo a jusante da cadeia de abastecimento.

A Mercedes-Benz afirmou na quinta-feira ter tomado uma “decisão fundamental” de atribuir capital à exploração mineira e ter criado um escritório de matérias-primas no Canadá, onde assinou um acordo de matérias-primas no ano passado.

A BMW está a adoptar uma abordagem diferente, concentrando-se na criação de procura através da produção de automóveis e confiando em parceiros com mais conhecimentos para construir infraestruturas de grande escala necessárias para a electrificação.

Peter disse que embora a BMW acredite na reciclagem sobre a exploração mineira como uma forma de colher minerais críticos e tenha uma instalação de reciclagem de células de bateria através da sua joint venture na China, não vê necessidade de desenvolver as suas próprias instalações de reciclagem de grandes células.

Em vez disso, irá provar a procura de matérias-primas recicladas através do crescimento das vendas dos seus automóveis eléctricos, e trabalhar com parceiros para reciclar à escala, disse: “Com o nosso desenvolvimento empresarial, estamos a criar a motivação para investir – mas não precisamos de desenvolver nós próprios grandes instalações de reciclagem de células de bateria”.

Investir em tecnologias que requerem menos minerais ‘brutos’ críticos, incluindo carros movidos a hidrogénio, é outra forma de a BMW planear a redução de custos.

A BMW é o único grande fabricante alemão de automóveis a trabalhar num veículo de passageiros movido a hidrogénio, que o CEO Oliver Zipse disse que poderia imaginar entrar na produção comercial na segunda metade da década se outras indústrias, como os camiões, se intensificassem para ajudar a fornecer uma rede de carregamento de hidrogénio. Ou seja, se mais seguirem esse caminho fica tudo mais fácil para todos…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)