BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW reforça aposta no uso de materiais reciclados

By on 24 Abril, 2023

A reciclagem vai assumir um peso crescente na indústria automóvel. Além de tornar a indústria mais eficiente e mais amiga do ambiente, pode ser uma forma inteligente de contornar a falta de matéria-prima que afeta a indústria global nos tempos recentes. A BMW já o faz, mas quer reforçar essa aposta.

Atualmente, a BMW já constrói os seus novos modelos com 30% dos materiais reciclados, mas quer chegar aos 50% com a ajuda de um novo programa. Graças a uma injeção de 6,4 milhões de euros do Ministério Federal dos Assuntos Económicos e Ação Climática na Alemanha, a BMW irá explorar como materiais como o aço, o cobre e o alumínio (bem como o plástico e o vidro) podem ser reutilizados de forma mais sustentável. Num estudo que contará com cerca de 500 carros em fim de vida, sejam eles com motor a combustão, VE ou Híbridos, a BMW pretende entender como pode otimizar o processo de reciclagem. Para atingir a marca dos 50% de materiais reciclados, a BMW afirma que a esse fator já está a ser considerada no processo de conceção de novos modelos, o que deverá tornar as coisas muito mais fáceis na segunda fase do uso dos materiais.

A BMW quer continuar com o trabalho que já iniciou, mantendo os padrões de qualidade dos materiais reciclados, em processos que deverão ser feitos com o apoio de Inteligência Artificial.

O Mini Countryman de próxima geração, por exemplo, irá ter rodas feitas de 70% de alumínio reciclado, enquanto o interior irá conter elementos de garrafas de PET recicladas e até tapetes descartados. A sustentabilidade também passa por aqui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)