BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW revelou o M8, o coupé mais potente e veloz de sempre da marca alemã

By on 5 Junho, 2019

Aqui está a versão de topo do Série 8, o M8 que será destaque no Salão de Frankfurt e que a BMW revelou na variante Competition.

Chegará ao mercado ainda este ano, depois da estreia oficial no Salão de Frankfurt, e terá como ponto de partida o M850i, partilhando a mecânica com o M5. O chassis foi desenvolvido durante 24 meses no Nurburgring.

O motor é o conhecido V8 com 4.4 litros com 600 ou 625 CV. O primeiro para o M8, o segundo para a versão Competition. O primeiro tem 250 km/h de velocidade máxima limitada, o segundo está livre dessa amarra e chega aos 302 km/h. A diferença de potência deve-se a alterações no sistema de admissão. No que toca ao binário, o M8 tem 750 Nm nas duas formas, mas em regimes ligeiramente diferentes: entre as 1800 e as 5800 rpm o primeiro, entre as 1800 e as 5600 rpm o segundo. No que toca ás performances, o M8 chega dos 0-100 km/h em 3,3 segundos, o M8 Competition em 3,2 segundos, enquanto as versões cabrio fazem o mesmo exercício em 3,4 e 3,3 segundos, respetivamente. Face ao M850i, o M8 tem mais 70 CV.

A tração é às quatro rodas com o sistema xDrive, sendo semelhante ao do M5, mas com possibilidade de escolha entre o modo de condução normal 4×4 ou o 4WD Sport que desliga o DSC e torna o M8 num carro de tração traseira.

As suspensões M Performance são adaptativas com duplo triângulo sobreposto na frente e multibraços na traseira, com controlo variável dos amortecedores. Como referimos, o carro assenta em jantes de 20 polegadas com pneus 275/35 20 na frente e 285/35 20 na traseira, sendo que o M8 tem direção assistida elétrica semelhante à do M850i, mas com afinações diferentes, o mesmo se passando com a travagem, mais potente no M8 e M8 Competition.

Com 4867 mm de comprimento, 1907 mm de largura e 1362 mm de altura, o M8 Coupé é mais curto 36 mm, mais largo 8 mm e 12 mm mais baixo que o extinto M6. A distância entre eixos é 24 mm mais curta com 2827 mm, sendo que as vias também estão mais curta 4 mm à frente (1627 mm) e atrás (1632 mm).

O modelo diferencia-se não só pelas dimensões, mas também pelos para choques desenhados de forma exclusiva para o M8, os logótipos M, as saídas de ar laterais, as jantes de 20 polegadas de desenho exclusivo, as capas dos espelhos M Sport, o lábio em carbono no topo da tampa da mala, o difusor traseiro e as quatro saídas de escape M. No interior, encontramos os habituais elementos M, como o volante, os bancos, os pedais em alumínio, o painel de instrumentos com desenho M Performance e uma nova alavanca da caixa de velocidades. Quanto à versão descapotável, tem uma capota em tecido multicamada que se arruma num compartimento próprio atrás dos bancos e antes da bagageira.

O BMW M8 e o M8 Competition, nas versões coupé e cabriolet, já estão disponíveis para encomenda, desconhecendo-se, para já, o preço em Portugal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)