BMW Série 5 Touring: todas as novidades do novo modelo

By on 11 Maio, 2017

Chega em junho e os preços já são conhecidos. Falamos da nova Série 5 Touring, da BMW que terá um preço de entrada no nosso país de 58.360€ para a versão 520d, curiosamente, além de ser a mais acessível, é também a mais vendida no mercado nacional.

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Munique foi o palco escolhido para a apresentação internacional da nova Série 5 Touring. O AutoSport esteve presente e nas próximas linhas dá-lhe a conhecer as principais novidades, assim como as impressões do primeiro contacto…

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Ir ao essencial

Dinâmica, assistência à condução, funcionalidade e conectividade foram as bases em que a marca alemã centrou o trabalho de desenvolvimento deste refrescado modelo que conhece agora a sua quinta geração. Cedo se percebe que as prerrogativas estão devidamente aplicadas e entre espaço, oferta tecnológica e uma cómoda condução, há certamente argumentos para agradar… a todos.

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A começar, temos uma carrinha de dimensões renovadas: comprimento 4943 mm (+36 mm); largura 1868 mm (+8 mm); altura 1498 mm (+10 mm) e distância entre eixos de 2975 mm (+7 mm), o que se traduz por ganhos ao nível de espaço no habitáculo na zona da cabeça, ombros e pernas. A bagageira tem mais 10l, (tendo agora espaço específico para a chapeleira) e estabelecendo-se nos 570l, 1700l com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 40:20:40 e na totalidade através de um botão). O óculo traseiro pode ser aberto de forma independente do portão da bagageira e este pode ser fechado através de um toque num botão.

Esteticamente a frente conta com uma grelha em forma de rim a que os faróis, de luzes adaptativas LED, estão diretamente ligados, enquanto na traseira assumem o formato em L, destacando-se aqui a dupla saída de escape, que lhe atribui imponência. No geral, as linhas da carroçaria são definidas, pronunciadas, e de apelo estético. No interior, encontramos o conforto de um modelo que nos transmite comodidade e um toque de requinte.

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Ao nível dos sistemas de assistência à condução, destaque para a condução semiautónoma com controlo de direção e transposição involuntária de faixa de rodagem, ativos até aos 210 km/h; proteção ativa contra colisões laterais; alerta de tráfego em cruzamento; aviso de cruzamentos e de entrada em contramão; um head-up display 70% maior e um novo design de cockpit direcionado também para o condutor.

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Já no capítulo da conectividade encontramos um ecrã touchscreen de 10.25”; tecnologia voice command e sistema de controlo por gestos; a última geração do BMW ConnectedDrive (serviço de assistente pessoal; informação de trânsito e estacionamento em tempo real; Microsoft Exchange); integração wirelees para smartphones via bluetooth, carregamento indutivo e Apple CarPlay e Hotsport WiFi para até 10 aparelhos. Para finalizar este vasto bolo, a cereja surge com os bancos elétricos com oito programas de massagem.

Motorizações e componentes mecânicas

Em termos de motorizações, a oferta divide-se por dois blocos a gasolina e dois a diesel. No primeiro caso, pode encontrar-se o 530i e 540i xDrive, no segundo, o 520d e 530d. O preço (ver tabela) de entrada cifra-se nos 58.360€ para a versão 520d com caixa manual de 6 velocidades, que como opcional tem a caixa automática Steptronic de oito velocidades que equipa de série as restantes versões. Há dois níveis, Sport Line e Luxury Line a ainda o Pack M Sport.

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Fruto da utilização de materiais de baixo peso, o modelo sofreu uma redução até 100 kg. Também mais baixa, em 11%, são as emissões de CO2. A nova suspensão traseira pneumática com auto nivelamento no respetivo eixo, permitiu o aumento da capacidade de carga em 120 kg, para os 730 kg. Entre os opcionais contam-se o Dynamic Damper Control, Adaptive Drive, Integral Active Steering e a suspensão M Sport (rebaixa em 10 mm o modelo). As jantes disponíveis variam entre 17 e 20 polegadas.

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Primeiro contacto

Em condução nota-se o belo trabalho de casa da BMW. Os ruídos exteriores praticamente não existem, o barulho do motor está quase ausente na versão 520d e surge mais expressivo devido à sonoridade que o aumento de potência traz no 530d. O conforto é garantido e o espaço para transportar todos os passageiros, com comodidade e à vontade, também. Os modos de condução (Eco Pro; Comfort; Sport) são adequados às exigências, mas a opção Adaptive Drive é uma mais valia a ter em conta, já que ‘nos lê’ o estilo de condução e mediante isso regula as características do veículo, escusando-nos variar manualmente entre os modos existentes. A resposta do 520d corresponde às exigências, sendo que o 530d tem o selo de garantia de que mesmo com o carro carregado com família e bagagem, este nunca andará em esforço, tarefa que, apesar de não termos tido ocasião de aferir, pela sua inferior potência, será de maior exigência para o mais modesto 520d. Em suma, a nova Série 5 Touring é um modelo que dá para a família, para as férias, para “aquela” reunião de trabalho, sempre com a garantia de elegância e prazer no passo.

André Duarte

Modelo/Motor/Cilindrada/Cilindros/Potência/Preço

530i Auto: Gasolina; 1998; 4; 252 cv70.740€
540i xDrive Auto: Gasolina; 2998; 6; 340 cv89.420€
520d: Diesel; 1995; 4; 190; 58.360€
530d Auto: Diesel; 2993; 6; 265 cv; 79.670€
530d xDrive Auto: Diesel; 2993; 6; 265 cv; 84.650€
520d Auto: Diesel; 1995; 4; 190; 60.255€

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