BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW sob investigação criminal paga multa de 10 milhões de dólares na Coreia do Sul

By on 26 Dezembro, 2018

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul está a ultimar uma investigação criminal que pode redundar numa acusação grave contra a BMW, depois de investigadores terem concluído que a BMW sabia de vários incidentes com veículos que pegaram fogo e que nada fez para os recolher.

A policia coreana já tinha feito uma incursão nas instalações da sede da BMW na Coreia do Sul no mês de agosto, como parte dessa investigação. Depois disso, a BMW já foi multada em 11,2 mil milhões de won (qualquer coisa como 8,8 milhões de euros) por atrasar a recolha de 22 670 veículos que estão afetados por um problema que pode levar à uma fuga na válvula eGR que pode, por consequência, levar a focos de incêndio.

O mesmo relatório diz que foram registados quase 40 casos de modelos da BMW que pegaram fogo só e 2018. Recordamos que a BMW recolheu 1.6 milhões de veículos devido a este mesmo problema e que devido a esta situação, as vendas na Coreia recuaram 10% nos primeiros 11 meses de 2018.

Depois do anúncio feito pelas autoridades oficiais da Coreia do Sul, a BMW Korea emitiu um comunicado a pedir desculpa pelo sucedido e reafirmado a sua disponibilidade para cooperar com as investigações em curso. De um lado os investigadores dizem que há um defeito na EGR, no outro a BMW nega esse defeito e afirma que “tomaremos medidas para recolher os carros afetados, sem hesitações, quando a raiz do problema que leva a estes incêndios seja descoberta e confirmada.” Curiosamente, o rácio de veículos BMW vendidos e que arderam na Coreia é de 0.14 por cento, muito semelhante aos valores da Alemanha (0,19%) e abaixo dos valores dos Estados Unidos e da China.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)