BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW vai acelerar o programa de eletrificação

By on 25 Junho, 2019

A marca bávara tem como plano lançar 25 modelos eletrificados nos próximos quatro anos, acelerando de forma clara o seu ambicioso plano de eletrificação.

O aumento das vendas de veículos elétricos é razão suficiente para os responsáveis da BMW acelerarem o programa de eletrificação da marca, tendo em conta previsões que indicam o mercado crescer mais de 30% ao ano daqui até 2025. Por isso mesmo, Harald Kruger veio a terreiro afirmar que a BMW em 2021 duplicará as vendas dos seus veículos eletrificados face aos números de 2019. 

Recordamos que a BMW investiu forte numa plataforma flexível capaz de albergar motorizações elétricas, híbridas Plug in, híbridas e apenas com motores de combustão interna. E isto será a chave para o sucesso que Kruger antevê face aos rivais, na mobilidade eletrificada.

Se olharmos para a gama da BMW, há versões híbridas Plug in do Série 3 (carro e carrinha) do Série 7 e dos SUV X3 e X5, com o X1, o Série 5 e Série 2 Active Tourer a receberem, dentro em breve, este tipo de mecânica. Mas há mais: além dos mais idosos i3 e i8, a BMW está perto de lançar o iX3, SUV totalmente elétrico e na Mini está a chegar o Mini Electric. E acaba de revelar o Vision M Next, depois de no ano passado ter revelado o Vision iNext, um SUV totalmente elétrico e com condução autónoma. Mais. A BMW está ocupada, também, em promover a eletrificação das suas motos e já mostrou a Vision DC Roadster, o protótipo de uma moto elétrica.

Para lá de tudo isto, a BMW já anunciou que vai testar o novo BMW eDrive Zone, um sistema de georreferenciação que indicará zonas verdes onde o veículo eletrificado poderá rolar, com o carro a mudar automaticamente para o modo elétrico assim que entrar nessas zonas reservadas a veículos zero emissões.

“A nossa visão é clara: mobilidade sustentável, produzida de uma maneira sustentável.” Palavras de Harald Kruger, que na mesma ocasião não se esqueceu de anunciar que a partir de 2020 só comprará eletricidade vinda de fontes renováveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)