Mercado, 2023: mais 26% de automóveis matriculados do que no ano anterior
Crise no Mar Vermelho com consequências no mercado automóvel

BMW vai retirar i3 de circulação nos Estados Unidos

By on 23 Novembro, 2017

De acordo com um documento publicado este mês, a BMW vai retirar de circulação o eléctrico i3 devido a condutores de baixa estatura estarem expostos a um risco aumentado de sofrerem lesões no pescoço.

Um “crash-test” realizado nos EUA pela autoridade reguladora National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), demonstrou que condutores com cerca de 1,5 metros de altura e 50 kg de peso estavam expostos a uma maior probabilidade de sofrer lesões no pescoço numa situação de embate frontal com uma barreira.

O risco adicional só se verificou em cenários de circulação sem cinto de segurança, no entanto os testes têm de contemplar a segurança dos ocupantes sem equacionar a utilização do cinto porque no Estado de New Hampshire o seu uso não é obrigatório.

Esta situação irá afectar cerca de 30.000 veículos que foram vendidos nos EUA desde 2014. Os automóveis serão recolhidos para que a BMW proceda a alterações que resolvam o problema. Os concessionários foram notificados para interromper as vendas do modelo até o construtor alemão encontrar uma solução, que, segundo a BMW, será muito em breve.

A BMW afirmou através de um comunicado que os sistemas de segurança passiva do i3 foram concebidos em função do uso do cinto. Os condutores podem estar confiantes da segurança promovida pelo veículo se conduzirem com o cinto de segurança devidamente colocado.

[Fotografia de capa: BMW i3 (2014)]

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)