BMW X2 M35i: o desportivo da gama

By on 7 Setembro, 2018

Os braços da M Performance chegaram ao crossover X2. A BMW acaba de revelar o X2 M35i, apelidado pela casa bávara como o “crossover compacto coupé mais potente” que é mais ou menos a mesma coisa que “sou o melhor do meu prédio.”

Animado pelo bloco 2.0 litros TwinPower Turbo M Performance com 306 CV e 450 Nm de binário – que a BMW diz ser o primeiro carro com motor de quatro cilindros da M Performance esquecendo-se do M3 E30 dos anos 80 – acoplado à já tradicional caixa automática de 8 velocidades e tração integral, o X2 M35i é capaz de correr dos 0-100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade, já sabem, limitada a 250 km/h.

Para além do motor vitaminado pelas mãos da M Performance, o crossover X2 recebe suspensões adaptativas M Sport (mais duras e que rebaixam o carro) e, igualmente, um diferencial dianteiro da mesma origem das suspensões. Porém, importa destacar já que este diferencial é uma estreia da M Performance e destina.se a reduzir as perdas de tração nas rodas dianteiras. Novidade que, naturalmente, a BMW vai estender depois ao resto da gama. O sistema de refrigeração do carro foi alterado para lidar com as necessidades térmicas deste motor relativamente pequeno, mas muito potente.

Sendo parte da família M, o X2 M35i recebeu, igualmente, tratamento M Sport nos travões com discos de 18 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, em aço, mordidos por maxilas azuis. O eixo traseiro foi redesenhado para maior estabilidade e a direção é uma unidade M Sport que a BMW promete ser “impressionantemente direta e precisa com ampla sensibilidade.”

Claro que a BMW M Performance mexeu no aspeto musculado e divertido do X2, redesenhando ligeiramente a grelha duplo rim e as entradas de ar, montou jantes de 19 polegadas e colocou na traseira o mágico símbolo M com a bandeira com dois tons de azul e vermelho.

No interior, as mudanças são ainda menores com um novo volante forrado a pele e soleiras das portas com a indicação M35i. Naturalmente que ficará ao seu critério e disponibilidade financeira, enriquecer a dotação de equipamento do X2 M35i com a longa lista de opcionais BMW e BMW M. Do equipamento de série fará parte um completo grupo de ajudas á condução, conhecidas de todos e que começam, felizmente!, a ser cada vez mais regra e cada vez menos exceção.

O BMW X2 M35i estará à venda a partir de março do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)