BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW XM traz uma nova dimensão ao mundo dos desportivos eletrificados da M

By on 23 Maio, 2022

O próximo modelo eletrificado a incorporar a letra M na sua designação será um enorme SUV com mais de 600 cavalos, que já se encontra em testes e perto da fase de produção.

O BMW XM dará continuidade a uma nova geração de modelos eletrificados que a marca tem vindo a criar com um pouco da magia da M, fazendo com que o seu ano de aniversário seja também um dos mais memoráveis de sempre. E depois de já termos conhecido o i4 M50 e o iX M60, totalmente elétricos, o novo XM é o modelo que se segue e o primeiro da M a incluir um sistema híbrido.

O visual mais encorpado da carroçaria não nos mostra o desenho final deste modelo, mas as suas proporções e formas, com jantes que podem chegar às 23 polegadas de diâmetro, já vão dando uma ideia do que vai chegar ao mercado no início do próximo ano. Produzido na fábrica de Spartanburg a partir de dezembro deste ano, o novo SUV da BMW M será um híbrido, tal como já foi anunciado pela marca e terá uma autonomia em modo puramente elétrico em torno dos 80 quilómetros.

Em contrapartida, quando o V8 a gasolina e o sistema elétrico estiverem a funcionar em conjunto, ficam disponíveis 650 cavalos de potência e 800Nm de binário nas quatro rodas, ou não fosse o X um sinal de modelo mais aventureiro. A distribuição de pesos perfeita entre ambos os eixos (50:50), em conjunto com a suspensão adaptativa da M prometem um comportamento dinâmico muito apurado, mas também vão estar presentes barras estabilizadoras ativas e até um diferencial traseiro autoblocante no eixo posterior. O novo sistema Integral Active Steering, de quatro rodas direcionais, será integrado pela primeira vez num modelo da M, prometendo uma dinâmica ainda mais apurada, mas também uma condução mais simples em ambiente urbano e uma estabilidade mais elevada em autoestrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)