Apresentado o BMW Z4 com opção de caixa manual na versão M40i
Todos os documentos que deve ter no veículo

BMW Z4 rival do Porsche 718 Boxster

By on 23 Agosto, 2018

Foi revelado, oficialmente, no glamouroso palco do Concours d’Elegance de Pebble Beach e estará em destaque no Salão de Paris para europeu ver. Chama-se Z4, é feito em parceria com a Toyota e tem como missão desafiar o Porsche 718 Boxster.

A terceira geração do “roadster” da casa de Munique recentrou-se naquilo que é o ADN da marca: o comportamento em estrada.

Como referi, o novo modelo foi longamente desenvolvido em conjunto com a Toyota, sendo que do lado japonês fará o regresso do Supra à gama do construtor nipónico. Estará à venda ainda antes do final do ano e como referi acima, fará a sua estreia europeia no Salão de Paris. Nessa atura serão revelados os pormenores finais que foram ocultados nesta apresentação de Pebble Beach. O que foi divulgado é que o modelo revelado e que será o primeiro da gama é o Z4 M40i Performance First Edition, que deita mão ao bloco de seis cilindros em linha BMW TwinPower Turbo com 3 litros de cilindrada e uma potência de 340 CV, que são enviados para as rodas traseiras.

O roadster da BMW tem capota em lona de acionamento elétrico, o que poupa 60 quilogramas face à anterior capota rígida que, definitivamente, saiu de moda após a Mercedes ter feito o SLK e a maioria ter copiado a ideia.

O carro tem um centro de gravidade mais baixo e a BMW recentrou o Z4 naquilo que é mais importante num automóvel destes: o prazer e a eficácia na condução. Nomeado internamente como G29, o Z4 utiliza uma plataforma completamente nova que utiliza aço e alumínio, partilhada com o Toyota Supra. Porém, o BMW deita mão às suspensões e componentes elétricos da plataforma CLAR da casa bávara e que será usada no novo Série 3 que, também, estará em destaque no Salão de Paris. Além de ser utilizada no Série 7 e Série 5, e nos modelos X da BMW.

Para perceber quão sério a BMW encarou esta questão do comportamento, o Z4 tem mais 30% de rigidez torsional, reclamando a casa de Munique ser este o carro descapotável mais rígido que alguma vez fez, dizendo que é mais rígido que o M4 Coupé!

O carro está muito maior que o anterior (7 cm), mas está mais leve qualquer coisa como 50 quilogramas o que permite acreditar que o Z4 M40i M Performance deverá ficar abaixo dos 1500 quilogramas. Com 340 CV e este peso, o Z4 chega dos 0-100 km/h em 4,6 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 250 km/h. O consumo é de 7,2 l/100 km e as emissões de 162 gr/km. Para se perceber a comparação com o 718 Boxster da Porsche, a versão GTS tem o bloco tetracilindrico com 2.5 litros sobrealimentado, a debitar 365 CV, acelera dos 0-100 km/h em 4,6 segundos, gasta 9 l/100 km e tem velocidade máxima de 290 km/h.

O novo Z4 terá um motor de 2.0 litros com quatro cilindros que deverá rondar os 152 CV e os 250 Nm de binário, formando a versão sDrive20i, enquanto o sDrive30i utilizará o mesmo bloco, mas com 263 CV e 390 Nm. Haverá escolha entre a caixa manual de seis velocidades ou automática de 8 velocidades, nas versões menos potentes, as mais poderosas serão sempre equipadas com a caixa automática. O M40i M Performance terá um diferencial autoblocante eletrónico. Ao contrário daquilo que se dizia, a BMW não vai oferecer, pelo menos para já, versão xDrive de quatro rodas motrizes. A repartição de pesos é de 50/50 entre os dois eixos e as jantes são de 19 polegadas.

O interior é totalmente diferente e regressa aos tabliês orientados para o condutor com toda a tecnologia vinda, diretamente, dos últimos modelos lançados pela marca alemã. Tudo, ou quase, é digital e a lista de opcionais será longa, muito longa.

Naturalmente que o Z4 terá uma versão M que utilizará o mesmo bloco 3.0 litros seis cilindros em linha utilizado no M2 Competition, ou seja, terá 410 CV e os mesmos 450 Nm de binário do motor do Z4 M40i M Performance. Será um regresso do Z4 á letra M, pois a anterior versão nunca recebeu uma variante desportiva da M Performance.

Será a Magna Steyer, em Graz, Áustria, quem estará encarregue da produção do Z4, lado a lado com o Supra da Toyota.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)