Mobilidade: Gasta-se, em média, 132€ por mês em Portugal – abaixo da média europeia
Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha

Bronco está a caminho da Europa e a Ford mostra do que este modelo é capaz

By on 15 Março, 2023

O Ford Bronco é um dos modelos mais radicais da gama atual da Ford, mas, ao contrário do que acontecia até agora, também o vamos poder conduzir na Europa, explorando os caminhos mais ousados que conhecemos.

A Ford está a investir no mercado europeu como nunca. Depois de nos ter colocado o Mustang deste lado oceano, acabámos também de receber a Ford Raptor com um motor de prestações mais elevadas e agora, até vamos receber um dos nomes mais icónicos da marca, o Bronco, que nos vai permitir um patamar de aventura que já é raro de alcançar nos modelos mais recentes que vão chegando ao mercado.

O Bronco será proposto em volumes muito limitados e estará disponível nas radicais versões Outer Banks e Badlands, com elevada capacidade fora de estrada, ambas equipadas com o motor Ford Ecoboost V6 de 2,7 litros que debita 335 cavalos e disponibiliza 563 Nm de binário. As avançadas tecnologias de transmissão justificam o epíteto de “G.O.A.T” (“Goes Over Any Type of Terrain”), incluindo uma sofisticada caixa de transferências e tração integral, sistema Trail Control™ e até sete modos de condução.

Desenvolvido a partir de uma folha em branco para aventuras ousadas de todo-o-terreno, as suas características inovadoras e práticas incluem portas removíveis com espaços de arrumação, pontos de montagem integrados para acessórios de exploração e componentes com superfícies ultra duráveis e fáceis de limpar, para quando as viagens se tornam mais duras e lamacentas.

Canalizando o inconfundível e utilitário estilo interior e exterior do modelo original de 1966, o novo Bronco inspira-se, também, na robusta pick-up da F Series norte-americana e no espírito de performance do Ford Mustang, resultando num SUV com estilo, carácter e património únicos.

“O Bronco simboliza o espírito de aventura da Ford e ao misturar as mais recentes tecnologias de transmissão com um design inspirado e inteligente, o novo Bronco eleva essa paixão pela exploração ao próximo patamar”, afirmou Jon Williams, Diretor geral da Ford Blue Europe. “Após uma ausência de 25 anos, a América acolheu o regresso do Bronco com mais entusiasmo e carinho do que alguma vez poderíamos ter imaginado. Agora estamos entusiasmados por dar aos entusiastas europeus o seu primeiro gosto do espírito Bronco”.

Escondidos em redor do Bronco estão vários detalhes de design que celebram a herança do veículo conhecidos como “Easter Eggs”, destinando-se a ser descobertos pelos proprietários à medida que se envolvem com o seu veículo e as suas características. Neles incluem-se logótipos Bronco escondidos, um grafismo que ilustra a gama de modelos originais de 1966, um abre-garrafas incorporado no interior e coordenadas GPS para locais utilizados para os testes de desenvolvimento.

“Reinventar o Bronco para os dias de hoje significava manter a autenticidade do modelo original até à estampagem das cabeças dos parafusos”, disse Paul Wraith, Designer-Chefe do Ford Bronco. “No coração de tudo o que fizemos esteve a necessidade de assegurar que o cliente desfrutaria de uma genuína experiência Bronco, sendo tão conveniente no dia-a-dia como numa aventura nas profundezas do deserto”.

Nascimento de um ícone

O Bronco original foi lançado nos EUA em 1966 e nasceu a partir dos resistentes veículos militares construídos pela Ford e do espírito desportivo do Mustang, para oferecer o melhor de dois mundos: um veículo 4×4 robusto com uma atitude divertida e desportiva que ajudou a lançar um novíssimo segmento de veículos todo-o-terreno aventureiros.

A primeira geração do Bronco provou a sua resistência e agilidade ao vencer a Baja 1000 de 1969, um feito que permaneceu imbatível por outro modelo 4×4 de produção em série durante mais de 50 anos. Mais de 200.000 exemplares da primeira geração de Bronco foram vendidos nos EUA, enquanto mais de um milhão de Broncos foram produzidos no total ao longo de cinco gerações entre 1966 e 1996.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)