Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Bugatti Centodieci é um tributo ao EB110 que custa 8 milhões de euros

By on 19 Agosto, 2019

Revelado no concurso de elegância de Pebble Beach, o Bugatti Centodieci tem como base o Chiron e é uma homenagem ao EB110, o primeiro carro lançado pela marca quando foi ressuscitada pekla primeira vez. Só vão ser feitos dez e custa, cada um, 8 milhões de euros, antes de impostos.

Quando Romano Artiolli recuperou a Bugatti, lançou o EB110, um carro avançado para a época que nção teve sucesso comercial e acabou por levar a nova falência da Bugatti em 1995, depois de terem sido feitos apenas 118 exemplares do EB110. O grupo Volkswagen adquiriu a marca em 1998 e o resto é história.

Para celebrar este primeiro modelo da renascida Bugatti, os atuais responsáveis decidiram criar um 110 (Centodieci em italiano, dai o nome do carro) com muitos elementos que são inspirados naquele modelo. Falamos da grelha dianteira, dos orifícios atrás dos vidros laterais, o pilar A tornado invisível, enfim, uma série de detakhes que fazem lembrar o EB110.

Equipado com o motor W16 com 8 litros de cilindrada, o Centodieci tem 1600 CV (mais 100 CV que o Chiron) o que permite chegar dos 0-100 km/h em 2,4 segundos, aos 200 km/h em 6,1 segundos e aos 300 km/h em 13,1 segundos. A velocidade máxima de 380 km/h está limitada eletronicamente.

O carro é 20 kgs mais leve que o Chiron, graças a uma série de alterações como a utilização de um limpa para brisas feito em carbono, entre muitas outras coisas. O carro tem uma forma em cunha do melhor efeito, sendo, por larga margem, um dos mais recentes Bugatti de melhor aspeto. A eliminação das entradas de ar laterais do CHiron tornam o carro mais fluído. A traseira também é exclusiva do Centodieci, com um enorme difusor e quatro saídas de escapa, duas de cada lado do carro colocadas uma por cima do outro. Uma asa traseira completa o conjunto. Não vale a pena ir a correr fazer um depósito, pois as dez unidades já estão todas vendidas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)