Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Bugatti La Voiture Noire é o carro mais caro de sempre e custou 11 milhões de euros

By on 7 Março, 2019

Jean Bugatti era um mestre e foi capaz de criar carros icónicos como o Type 57 SC Atlantic que a Bugatti atual, debaixo do controlo do grupo Volkswagen, homenageia com o “La Voiture Noire”, um carro único que já está vendido por 11 milhões de euros, antes de impostos.

A Bugatti está a cumprir o 110º aniversário e este “La Voiture Noire” assume-se como a “prenda” da casa francesa, com um estilo agressivo, uma grelha dianteira mais destacada que no Veyron ou no Chiron e até que o Divo, os faróis rasgam os guarda lamas dianteiros, enquanto atrás o farolim traseiro vai de uma ponta à outra do carro, por cima do nome da marca e de seis saídas de escape bem destacadas.

Ao contrário daquilo que os desenhos deixavam antever, o La Voiture Noire tem pouco a ver com as linhas fluidas e sensuais do Type 57 SC Atlantic, porém, ficou o detalhe de estilo que marca o segundo: o vinco que vai do capô até á traseira e passa pelo vidro para brisas, ficou embora numa reinterpretação e sem os rebites.

O motor do carro é o bloco W16 com 8 litros e 1500 CV, ou seja, a mesma mecânica do Chiron, de onde recebe a plataforma e muitos elementos, tendo uma distância entre eixos um pouco maior que o Chiron.

Os rumores continuam em redor do La Voiture Noire, sendo que Stephen Winkelmann, patrão da Bugatti, referiu que a casa francesa ganhou dinheiro com o projeto e que o mesmo foi encomendado por um “entusiasta da Bugatti”, sendo que um cliente da marca tem, em média, mais 30 carros e há uma lista de clientes que pode estar interessado num produto como este. Porém, a Bugatti insiste em não divulgar quem comprou o La Voiture Noire, mas diz-se que terá sido Ferdinand Piech, o ex-presidente do grupo VW e grande entusiasta da Bugatti, já que foi ele que promoveu o seu regresso e a criação do Veyron.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)