Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Bugatti Type 57 SC Atlantic marca presença no Museu Guggenheim de Bilbao

By on 29 Abril, 2022

Emprestado pelo Museu Automóvel Mullin, na Califórnia, o Bugatti Type 57 SC Atlantic é a peça central na exposição “Motion. Autos, Art, Architecture”, do Guggenheim.

O Bugatti Type 57 SC Atlantic é uma das peças mais incríveis desenhadas por Jean Bugatti e é também um de apenas duas unidades existentes no planeta. Estará disponível para admiração no Museu Guggenheim de Bilbao, cedido pelo Museu Automóvel Mullin da Califórnia, e será uma das peças centrais da exposição “Motion. Autos, Art, Architecture”, que inaugurou no passado dia 8 deste mês e estará disponível até 18 de setembro. O Type 57 SC Atlantic, estará exposto na secção de Esculturas, mesmo ao lado da “Walking Pather”, a escultura produzida pelo tio de Jean Bugatti, o artista Rembrandt Bugatti.

Quanto ao Bugatti Type 57 SC Atlantic, o coupé, trata-se do histórico modelo da marca que viu produzidas apenas quatro unidades, sendo esta a primeira, produzida em 1936 para o banqueiro britânico Victor Rothschild. É atualmente uma de apenas duas existentes no planeta. A outra foi a quarta (e última) unidade produzida, fazendo parte da coleção de Ralph Lauren, o conhecido designer de moda.

A terceira unidade sofreu um aparatoso acidente em 1955, que quase destruiu o carro por completo. Desde essa altura, já foi efetuado um meticuloso restauro, usado o máximo de componentes originais possível, mas muitas das peças tiveram de ser recriadas para completar este modelo.

O segundo Type 57 SC Atlantic é, talvez, o mais mítico automóvel de sempre. É mais conhecido por “La Voiture Noire” e foi originalmente construído por Jean Bugatti para o seu uso pessoal, mas está desaparecido desde 1938 e presumivelmente perdido durante a Segunda Guerra Mundial. O seu desaparecimento é um dos grandes mistérios do mundo automóvel e de toda a sua história, sendo que os especialistas do meio continuam a afirmar que o valor deste automóvel possa rondar os 100 milhões de euros, caso volte a aparecer.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)