Bugatti Type 57 SC Atlantic marca presença no Museu Guggenheim de Bilbao

By on 29 Abril, 2022

Emprestado pelo Museu Automóvel Mullin, na Califórnia, o Bugatti Type 57 SC Atlantic é a peça central na exposição “Motion. Autos, Art, Architecture”, do Guggenheim.

O Bugatti Type 57 SC Atlantic é uma das peças mais incríveis desenhadas por Jean Bugatti e é também um de apenas duas unidades existentes no planeta. Estará disponível para admiração no Museu Guggenheim de Bilbao, cedido pelo Museu Automóvel Mullin da Califórnia, e será uma das peças centrais da exposição “Motion. Autos, Art, Architecture”, que inaugurou no passado dia 8 deste mês e estará disponível até 18 de setembro. O Type 57 SC Atlantic, estará exposto na secção de Esculturas, mesmo ao lado da “Walking Pather”, a escultura produzida pelo tio de Jean Bugatti, o artista Rembrandt Bugatti.

Quanto ao Bugatti Type 57 SC Atlantic, o coupé, trata-se do histórico modelo da marca que viu produzidas apenas quatro unidades, sendo esta a primeira, produzida em 1936 para o banqueiro britânico Victor Rothschild. É atualmente uma de apenas duas existentes no planeta. A outra foi a quarta (e última) unidade produzida, fazendo parte da coleção de Ralph Lauren, o conhecido designer de moda.

A terceira unidade sofreu um aparatoso acidente em 1955, que quase destruiu o carro por completo. Desde essa altura, já foi efetuado um meticuloso restauro, usado o máximo de componentes originais possível, mas muitas das peças tiveram de ser recriadas para completar este modelo.

O segundo Type 57 SC Atlantic é, talvez, o mais mítico automóvel de sempre. É mais conhecido por “La Voiture Noire” e foi originalmente construído por Jean Bugatti para o seu uso pessoal, mas está desaparecido desde 1938 e presumivelmente perdido durante a Segunda Guerra Mundial. O seu desaparecimento é um dos grandes mistérios do mundo automóvel e de toda a sua história, sendo que os especialistas do meio continuam a afirmar que o valor deste automóvel possa rondar os 100 milhões de euros, caso volte a aparecer.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)