Citroën com novo SUV C5 Aircross em Xangai

C-Aircross Concept, a nova proposta SUV da Citroen

By on 7 Fevereiro, 2017

 

A Citroen revelou hoje imagens do protótipo do seu futuro novo SUV compacto. Chama-se C-Aircross Concept e é a proposta da marca francesa que poderá ser conhecida pelo público no Salão de Genebra (9 a 19 de março). A apresentação mundial à imprensa está agendada para dias antes, a 7 de março, no referido salão.

C-Aircross Concept.004

Exterior

O C-Aircross Concept destaca-se pelo seu capot curto e de posição elevada e pela sua frente robusta, numa carroçaria moldada e de dimensões compactas: comprimento 4,15 m; largura 1,74 m; e altura: 1,63 m.

A aerodinâmica foi outro dos pontos chave. Cada superfície foi desenhada tendo em conta os fluxos de ar induzidos. O SUV adota entradas de ar pilotadas no pára-choques dianteiro, entradas de ar integradas nas proteções inferiores das portas laterais air breather, e ainda um difusor traseiro.

Dispõe de proteções inferiores à frente e atrás na cor Preto Brilhante, proteções das cavas das rodas camufladas, bem como frisos de proteção laterais na zona inferior. Tem jantes de 18 polegadas, com efeito diamante, de design criativo e escultural. Em linha com o novo C3, o C-Aircross Concept apresenta um visual dianteiro de linhas arredondadas e uma assinatura de iluminação em dois níveis. As luzes diurnas em LED integradas na zona superior da grelha encontram-se, assim, separadas da função principal de iluminação, alojada na parte inferior.

Conta com portas de abertura oposta; uma ampla luminosidade proporcionada pelo tejadilho panorâmico com abertura; duas janelas traseiras flutuantes com retroiluminação e grande contraste gráfico que foram idealizadas como persianas aerodinâmicas – permitem dissimular o interior do veículo, sem impedir a entrada de luz.

C-Aircross Concept

Interior

No interior destaca-se o head-up display a cores, através de uma lâmina de vidro que dá continuidade ao cluster de instrumentos; o volante monobraço com comandos intuitivos; o sistema de retrovisor com câmara; e o dispositivo de recarga de smartphones por indução.

O tablier é revestido a tecido e possui uma lâmina head-up vision escurecida que posiciona toda a instrumentação no campo de visão do condutor, bem como por bancos que parecem suspensos. Além de um volante monobraço com comandos intuitivos. O centro do tablier, totalmente trabalhado em tons Cinzento Claro e Laranja Vitaminado, é dominado por um ecrã tátil de 12 polegadas com um grafismo que apresenta diferentes informações de condução e de infotainment. Na parte inferior, possui uma consola central que se estende aos lugares traseiros e que alberga os indispensáveis e úteis espaços de arrumação.

O interior do concept car C-Aircross conta com apontamentos de cor nas saídas da climatização e nos encaixes dos cintos de segurança. A cor Coral Fluorescente é predominante no piso e nos respetivos tapetes. Os bancos tipo sofá retêm o mesmo contraste de cores cinzento-alaranjado a toda a largura.

C-Aircross Concept.005

Tecnologia de apoio à condução

A bordo do C-Aircross Concept e na continuidade do programa Citroën Advanced Comfort, encontram-se os comandos no volante intuitivos e as informações úteis à condução projetadas no campo de visão do condutor. A instrumentação é apresentada numa grande lâmina em vidro. O C-Aircross Concept sublima esta função head-up vision bem como a função visão traseira high-tech, em que duas câmaras laterais substituem os tradicionais retrovisores exteriores, sendo as suas imagens apresentadas no retrovisor interior. Para uma visualização otimizada do ambiente circundante, o concept possui também uma câmara traseira situada ao centro do spoiler do tejadilho.

C-Aircross Concept.002

Tecnologia para todos os utilizadores

A ativação do infotainment permite que todos a bordo tenham informações sobre um trajeto graças à navegação conectada 3D com reconhecimento vocal, a Citroën Connect Nav. Cada um pode escolher a sua própria música ou ver o seu filme favorito. Uma vez escolhido o tipo de experiência a bordo, são possíveis diversas configurações: 1/3 – 2/3 ou 2/3 – 1/3 ou ecrã integral.

Há ainda um compartimento na consola central especificamente dedicado à recarga de smartphones, através de indução sem fios. O C-Aircross Concept dispõe igualmente da aplicação Share with U. Este novo serviço garante entretenimento a todos os passageiros. Funciona através do spot de Wi-Fi do veículo e permite a partilha fácil dos ficheiros multimédia (jogos, música, vídeos) com os todos os companheiros de viagem.

O Citroën ConnectedCAM, câmara HD on-board estreada no Novo C3, colocada por detrás do retrovisor interior, a câmara grava o que condutor visualiza no exterior e, ao simples toque num botão, convida à partilha dessas imagens e vídeos nas redes sociais.

Para oferecer um verdadeiro conforto acústico, a atenção dos designers foi igualmente dirigida para a correta espacialização do som no habitáculo. Os apoios de cabeça dianteiros e traseiros dispõem de altifalantes e microfones integrados, gerando verdadeiras bolhas sonoras sound expérience a bordo do C-Aircross Concept. Cada um pode, portanto, comunicar com os outros passageiros ou optar por permanecer isolado.

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)