Carregamento elétrico para pesados: Serão necessários 1600 postos em Portugal até 2050
Shell fecha estações de abastecimento de hidrogénio na Califórnia

Califórnia proíbe venda de pesados a diesel a partir de 2036

By on 3 Maio, 2023

Os legisladores do Estado da Califórnia aprovaram a alteração à legislação atual, proibindo a venda de novos veículos pesados movidos a diesel a partir de 2036, incluindo camiões de recolha de lixo e pesados de mercadoria. O objetivo é que todos os camiões sejam veículos elétricos de zero emissões até 2042. 

A alteração da lei não reúne consenso e organizações ligadas à indústria dos transportes chamaram a atenção para o curto prazo imposto para a retirada dos veículos pesados a diesel das estradas. Segundo a CNBC, estas organizações estão preocupadas com a falta de carregadores para os veículos pesados e a falta de espaço nos portos para a instalação de novos.

A lei requer que qualquer empresa com mais de 50 pesados a diesel substitua-os por veículos elétricos até 2042, mas aqueles que fazem o transporte dos portos de mercadorias devem ser trocados por novos veículos de zero emissões até 2035, enquanto os camiões de recolha de lixo e autocarros das escolas têm de ser substituídos até 2027.

Esta decisão coloca a Califórnia como o Estado norte-americano mais exigente nos cortes das emissões poluentes dos veículos a transitar nas estradas. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)