Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Carlos Tavares: “As políticas não devem ser ‘armas’…”

By on 30 Março, 2023

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, falou no fórum da mobilidade depois de deixar o grupo europeu de lobbying automóvel ACEA no ano passado. O fórum reuniu seis peritos (incluindo Tavares) de todo o mundo para debater várias questões, entre elas as políticas relativas às alterações climáticas, dizendo que não devem ser utilizadas para influenciar as decisões de investimento globais ou colocar os países em concorrência uns com os outros.

Como se sabe, a política tem um impacto significativo nas decisões da indústria automóvel quando se trata de eletrificação, e não só. Os regulamentos e políticas governamentais têm estado a influenciar o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos (VE) através de vários mecanismos, incluindo incentivos e normas de emissão, por exemplo: “As políticas sobre as alterações climáticas não devem ser uma arma para reconstruir a competitividade numa abordagem de comércio global”, disse Carlos Tavares.

Os Estados Unidos anunciaram no ano passado 369 mil milhões de dólares em subsídios para apoiar tecnologias limpas e veículos elétricos ao abrigo da Lei de Redução da Inflação (IRA), enquanto a China tem dado incentivos aos fabricantes locais de automóveis para a produção local de veículos elétricos a bateria.

A União Europeia respondeu no mês passado com a sua proposta de Plano Industrial Green Deal (plano que visa criar um ambiente favorável à expansão da capacidade de produção da UE em tecnologias e produtos com impacto neutro no clima, necessários para atingir as metas climáticas da Europa, e permitir à indústria europeia liderar neste domínio), com base na preocupação de que a lei americana pudesse colocar as empresas sediadas na Europa em desvantagem e afastar os investimentos da região.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)