Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?
Os ‘fortes avisos’ de Carlos Tavares, que os políticos da UE têm feito “ouvidos moucos”

Carlos Tavares e os e-fuels: “indústria terá de demonstrar que são neutros em carbono, desde a captura às emissões”

By on 30 Março, 2023

Foi no Fórum Freedom of Mobility, iniciado pela Stellantis e moderado pela Wavestone, que o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que a indústria tem ainda de provar que os combustíveis electrónicos são neutros em carbono, tanto na sua criação como nas suas emissões de gases de escape.

Carlos Tavares foi um dos seis membros do painel do primeiro fórum “Liberdade de Mobilidade” disse agora que os combustíveis electrónicos, que receberam recentemente a isenção dos decisores políticos de Bruxelas, que permitem a manutenção de carros com motor de combustão desde que usem combustíveis sintéticos, não irão alterar significativamente a trajetória da indústria automóvel.

“Estamos no bom caminho para a eletrificação que se espera da UE”, disse Carlos Tavares no primeiro fórum “Liberdade de Mobilidade” da Stellantis, que o fabricante de automóveis espera que passe a ser um evento anual.

O fórum desta quarta-feira abordou a questão de saber se a mobilidade “segura, limpa e acessível” seria limitada a “poucos felizardos” no futuro, devido ao aumento dos custos.

Tavares disse que as decisões da Stellantis relativas à electrificação nos próximos anos foram tomadas em 2014-15, pouco depois de se ter tornado CEO do PSA Group, que se fundiu com a Fiat Chrysler Automobiles em 2021 para formar a Stellantis.

A União Europeia concordou com uma exigência da Alemanha e de outros países no sentido de permitir a venda de automóveis que funcionam com combustíveis sintéticos após 2035, quando todos os automóveis novos devem ser neutros em carbono.

Os e-combustíveis (e-fuels) podem ser processados a partir de dióxido de carbono com fontes de energia sustentável, embora os críticos afirmem que o processo é dispendioso e desvia a energia necessária para outras utilizações: “Penso que os e-fuels serão outra direção tecnológica que vai ser desenvolvida”, disse Tavares. “Mas a indústria terá de demonstrar que são neutros em carbono, desde a captura de carbono de um lado e as emissões de carbono do motor do outro”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)