Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Carlos Tavares e os EV mais baratos: parte do segredo está na infraestrutura

By on 30 Março, 2023

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, falou no Fórum Freedom of Mobility (Liberdade de Mobilidade) e entre vários temas referiu-se à necessidade de os EV se tornarem mais leves, o que acontecerá se os legisladores apoiarem as infraestruturas de carregamento, bem como se a química das baterias mudar.

Isto poderia significar baterias mais pequenas e menos peso, e como consequência, custos mais baixos.

A questão da acessibilidade económica está também ligada ao custo das matérias-primas, disse Carlos tavares, acrescentando que os futuros produtos químicos e materiais das baterias podem mudar significativamente: “Uma das formas mais importantes de tornar a mobilidade mais limpa acessível é tornar os Veículos Elétricos mais leves, o que significa encontrar melhores produtos químicos para as baterias, utilizando materiais alternativos e tendo uma infraestrutura pública que suporte um alcance mais curto”, disse Tavares. “Se o alcance for menor, o peso é menor; se o peso for menor, o custo é menor”.

“No final, os Veículos Elétricos serão mais acessíveis se a infraestrutura for suficientemente densa para proporcionar paz de espírito em termos de eliminação da ansiedade do alcance (autonomia dos carros)”, acrescentou.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)