Novo Dacia Duster: Espírito ainda mais Aventureiro
Preço dos combustíveis: Gasóleo desce, gasolina sobe

Carro elétrico Sono Sion já tem 13 mil reservas. Portugueses também estão interessados

By on 11 Maio, 2021

O Sono Sion, um carro elétrico criado pela start-up Sono Motors, empresa fundada em 2016, está a ter uma adesão interessante. De facto, a empresa revelou que, apesar de ainda não ter dado início à produção, já conta com 13 mil reservas efetuadas, ou seja, o equivalente a 278 milhões de euros em vendas. Com produção prevista apenas para 2023 na antiga fábrica da Saab em Trolhatta, Suécia, a grande maioria das reservas está a surgir de países como Alemanha, Suíça e Áustria. Para além disso, um mapa interativo apresentado pela Sono Motors mostra que até o consumidor português está interessado no carro elétrico.

“13 mil reservas é um sinal para nós, assim como para toda a indústria automóvel. Este número sublinha a necessidade das pessoas no que diz respeito a soluções de mobilidade acessíveis e amigas do ambiente”, refere Jona Christians, CEO e co-fundador da Sono Motors.

De relembrar que o Sono Sion tem uma carroçaria coberta por uma camada de células de silicone que, reclama a Sono, gera eletricidade suficiente para alimentar o carro durante 30 quilómetros por dia. Uma bateria de iões de lítio com 35 kWh que alimenta um motor elétrico com 165 CV, que tem uma caixa de apenas uma relação. Chega dos 0-100 km/h em 6 segundos e uma velocidade máxima de 140 km/h. Cintas feitas, a Sono reclama para o Sion uma autonomia total de 255 km, sob o protocolo WLTP. Pode ser carregado em qualquer estação europeia de carregamento por ser compatível com as tomadas SchuKo, Type 2 e CCS, respetivamente, tomada europeia, estações de carga e carga rápida. O habitáculo tem um filtro de ar natural, um ecrã de 10 polegadas para o sistema infotainment.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)