Carros a Diesel ou Gasolina? Qual a melhor opção?

By on 21 Outubro, 2019

O tipo de combustível é um dos principais fatores tidos em consideração quando se pretende adquirir uma viatura. Saiba como o mercado se está a movimentar e ajuste-se.

Com certeza já se deparou com esta dúvida: “Compro um carro a gasóleo ou gasolina? Qual tem mais mercado hoje e num futuro próximo?”. Nem sempre é fácil colocar-se na mente do futuro comprador.  Desde meados de 2013 que se foi verificando uma nova tendência no mercado automóvel em Portugal. No entanto, a mesma tem vindo a alterar-se. Desta forma, reunimos um conjunto de dados que podem ser úteis e auxiliar a sua decisão. Conheça, então, as tendências do mercado, assim como alguns fatores que podem ajudar na sua decisão:

Tendências

Em número de pesquisas, carros a diesel têm sido muito mais procurados que carros a gasolina. Contudo, no início de 2019, esse ciclo tem vindo a inverter-se, à imagem do que aconteceu nos principais países europeus.  Tem vindo a notar-se uma saturação no mercado de carros a diesel. Isto porque, só em 2018, o número de carros a gasóleo postos à venda aumentou 11%! E, ainda assim, as vendas caíram cerca de 10% face ao homólogo.

Políticas restritivas devido às emissões de CO2

Muitas vezes é levantada esta questão: “Que combustível é mais poluente? Gasóleo ou gasolina?”. Este é um tema que tem estado cada vez mais na agenda dos principais líderes europeus. Fique a saber que os veículos a diesel emitem uma maior quantidade de gases poluentes para a atmosfera. Desta forma, têm sido implementadas algumas restrições à sua livre circulação. Até 2025, 11 cidades europeias pretendem, inclusivamente, proibir a circulação destas viaturas.

Manutenção

É provável que não esteja a contar ficar com o carro, pelo menos não no longo prazo. A maioria das vezes, quando adquire uma viatura usada, existem alguns problemas que precisam de ser resolvidos antes de a voltar a colocar no mercado. Excluindo algumas exceções, as reparações costumam ser mais caras nos veículos a gasóleo. O nosso conselho é que tente perceber quais as possíveis avarias do veículo antes de o adquirir. A Adesa, um site de leilões de carros usados, dá bastante ênfase a este aspeto. Exige que todos os vendedores presentes na sua plataforma submetam um relatório detalhado com os dados da viatura.

Retorno financeiro

Comparando apenas o preço de compra dos dois tipos de viaturas, chegamos à conclusão de que o carro a gasóleo é, geralmente, mais caro. O argumento muitas vezes utilizado pelos vendedores para contrariar este facto é de que o preço da gasolina é mais elevado. No entanto, se a sua intenção passa por comprar o veículo para o voltar a vender, tenha atenção! Os carros a gasóleo tendem a desvalorizar mais rapidamente.

Não existe um claro vencedor. Porém, a nossa sugestão é que opte por um carro a gasolina. Com base nas tendências do mercado e nos fatores descritos, é a melhor solução. Além de ser a melhor opção para o seu bolso, também está a ajudar o ambiente! Na Adesa temos uma oferta alargada nos dois combustíveis. Consulte as várias opções que a Adesa.eu tem ao seu dispor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)