Carros Elétricos – Vantagens e Desvantagens

By on 30 Setembro, 2019

Cada vez mais a compra de carros elétricos se tem tornado uma tendência. Os números não mentem. Dados recentes comprovam que há neste momento cerca de 12 mil carros elétricos a circular nas estradas portuguesas. Ainda assim, não se prevê que esse número pare de crescer.

Sem surpresa, é natural que comece a ser cada vez mais habitual poder adquirir uma destas viaturas em segunda mão. Atualmente, websites como a Adesa já apresentam alguns leilões online para a compra de carros elétricos.

Se está a pensar comprar um carro elétrico usado, conheça algumas das vantagens e desvantagens:

Vantagens em adquirir um carro elétrico

Zero emissões

Os carros elétricos não emitem gases para o ambiente. Para muitas pessoas, o simples facto de saberem que estão a contribuir para um ambiente melhor já justifica a compra destes automóveis.

Não necessitar de combustível

Não depender de combustíveis fósseis é um luxo. Tendo em conta as greves, está é uma das melhores alturas para adquirir um veículo elétrico. Tempo é dinheiro, e cada vez mais, os consumidores não querem perder demasiado tempo numa fila para meter combustível.

Manutenção

Quando adquire um carro, já pensou em quanto gasta para se certificar de que o mesmo está pronto para ser vendido? Esqueça as mudanças de óleo. Com um carro elétrico não terá de se preocupar com tanta frequência com os travões, porque os mesmos não se irão desgastar com tanta frequência.

Desvantagens em adquirir um carro elétrico

Pouca autonomia

A baixa autonomia dos carros elétricos é um dos principais medos dos consumidores. Parar para carregar a bateria do carro durante uma viagem ainda assusta a grande parte dos consumidores. Ainda assim, isto só se verifica em percursos relativamente grandes. Um condutor europeu percorre, em média, menos de 40km por dia. Posto isto, a autonomia de um carro elétrico chega perfeitamente.

Preço

Apesar de poupar a longo-prazo, o custo de aquisição dos carros elétricos é mais elevado. Tem que contar ainda com o custo das baterias. Ainda assim, boas notícias! O custo das baterias poderá diminuir em cerca de 30% devido a uma nova tecnologia, à base de silício. Relativamente ao preço destes veículos, é natural que à medida que a sua produção e número de vendas aumentam, o seu preço tende a diminuir.

Apesar das desvantagens, a aquisição de veículos elétricos justifica-se. A venda dos mesmos em segunda mão ainda não é muito comum, sendo por isso um mercado pouco saturado.  Caso consiga encarar as desvantagens como oportunidades para si e o seu negócio, este mercado é uma excelente oportunidade. Conheça alguns dos carros elétricos usados, no website da Adesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)