Carros que não se vendem na Europa: Suzuki Vitara Brezza

By on 26 Dezembro, 2016

A Maruti Suzuki tem uma fatia quase monopolista do mercado automóvel indiano, e assim a subsidiária deste país da marca japonês consegue disponibilizar uma gama mais ampla que em qualquer outro país, incluindo vários modelos compactos e duas berlinas de três volumes e quatro portas. Uma novidade para 2016 foi um SUV compacto, o Maruti Suzuki Vitara Brezza.

O SUV urbano exclusivo da Índia foi criado para dar a volta às restritivas condições fiscais para automóveis novos. Neste caso, o Vitara Brezza viu o seu comprimento reduzido para 3,99 metros em comparação com o Vitara normal (que não está ainda à venda na Índia), mas mantém um interior espaçoso com cinco lugares e uma bagageira de mais de 300 litros. O equipamento é luxuoso e inclui um sistema de informação e entretenimento com ecrã tátil, faróis automáticos em LED e sistema stop/start, ao mesmo estilo que se pode encontrar na Europa.

Como foi desenvolvido para lidar com o complicado tráfego urbano das metrópoles indianos, o Suzuki Maruti Brezza é um modelo que está mais à vontade na cidade do que em estrada aberta ou em trilhos mais complicados.  O único motor disponível é o 1.3 DDiS de origem Fiat, com 90 cv de potência, e tem apenas tração dianteira e caixa manual de cinco velocidades, não existindo uma variante de tração integral.

Embora as dimensões o tornassem interessante para  o mercado europeu, o Suzuki Vitara Brezza nunca deverá ser vendido por cá. O novo Vitara é ligeiramente maior, e o público urbano vai contar em breve com a nova geração do Suzuki Ignis, um carro idealizado com o mercado europeu em mente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)