Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Cayenne descapotável foi um dos marcos históricos deste modelo

By on 5 Agosto, 2022

No aniversário do Porsche Cayenne, a marca continua a relembrar um pouco da sua história, que já passou por formatos tão originais como uma versão descapotável.

Duas décadas depois de ter colocado no mercado um dos modelos que iria mudar a sua história, a Porsche continua a relembrar diversos episódios da história do Cayenne. Um deles, está relacionado com os formatos de carroçaria alternativos que chegaram a ser ponderados para esta gama.

Pouco depois do seu lançamento, em dezembro de 2002, foram colocados três diferentes projetos em cima da mesa: um coupé, uma versão com a carroçaria mais longa em cerca de 20 centímetros e com mais uma fila de assentos e até um descapotável. Destas, a versão menos convencional foi mesmo a que acabou por ser destacada e a única que chegou mesmo a ser construída, de forma a testar a sua viabilidade.

A unidade construída está atualmente em exposição no museu da marca e nunca foi pensada para ser conduzida. É apenas um protótipo designado por PFM (Package Function Model), que é uma espécie de modelo em escala real para testar coisas tão simples, mas bastante importantes como o nível de conforto com os ajustes efetuados nos pilares, como ficam as portas com mais 20 centímetros de comprimento em cada lado, se existe uma forma de dobrar rapidamente a capota de lona e como se poderia desenhar a secção traseira. Este último ponto nunca chegou a reunir um consenso e justamente por essa razão que a secção traseira deste protótipo tem dois desenhos distintos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)