Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Centenário: Ferdinand Porsche tornou-se diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft em 1923

By on 26 Abril, 2023

Em plena crise económica, Ferdinand Porsche fundou seu gabinete de design em Stuttgart. Segundo os dados da Porsche, no dia 25 de abril de 1931 este gabinete foi registado com a designação comercial “Dr. Ing. h.c. F. Porsche Gesellschaft mit beschränkter Haftung, Konstruktion und Beratung für Motoren- und Fahrzeuge” (Sociedade de Responsabilidade Limitada Dr. Ing. h.c. F. Porsche, Projeto e Consultoria para Motores e Veículos). Muito se passou até ao que é agora a Porsche, mas antes de concretizar o sonho da sua própria empresa, Ferdinand Porsche passou pela Daimler-Motoren-Gesellschaft tendo sido responsável pelo desenvolvimento de alguns modelos pioneiros da precursora da Mercedes-Benz. 

Prof. Dr. Ferdinand Porsche. (Foto: Mercedes-Benz Classic Archives)

Ferdinand Porsche assumiu a direção do gabinete de design da Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) a partir do dia 30 de abril de 1923, segundo os registos da própria Mercedes-Benz. O homem que o antecedeu nesta função até 1922 foi Paul Daimler, que, entre outras coisas, introduz a sobrealimentação, que levou a um desentendimento entre si e o Conselho Fiscal, que quer modelos de carros mais baratos e, portanto, com mais potencial de venda. Daimler queria desenvolver um modelo de oito cilindros.

Vinda da subsidiária da DMG, a Austro Daimler, Ferdinand Porsche também queria produzir carros grandes e caros, mantendo a sobrealimentação. O nome de Porsche está associado aos Mercedes 15/70/100 cv e 24/100/140 cv (ambos de 1924), ao Mercedes-Benz Modelo K (de 1926 e também conhecido como modelo 630 K) e, a partir de 1927, aos três primeiros automóveis da lendária série S (S, SS, SSK). São reconhecidos a Porsche dois modelos de 1924 famosos: o vencedor da Targa Florio, bem como o carro de corrida de 2 litros e oito cilindros sobrealimentado “Monza”.

Fotografia da Targa Florio de 1924. Alfred Neubauer está ao volante do carro da Mercedes e conquista o terceiro lugar nessa corrida. À direita na fotografia está Ferdinand Porsche. (Foto: Mercedes-Benz Classic Archives)

No final de 1928, a então Daimler-Benz AG, formada em 1926 pela fusão da DMG com a Benz & Cie, deixa de estar interessada nos serviços de Ferdinand Porsche. A justificação é a necessidade urgente de veículos mais económicos e assim, Hans Nibel sucede a Porshe.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)