Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos

CEO da Audi AG fala-nos sobre a sua visão de mobilidade sustentável

By on 28 Outubro, 2022

Durante um painel organizado pelo Bavarian Media Group, Markus Duesmann, respondeu de uma forma muito interessante a diversas perguntas relacionadas com a mudança que está a acontecer no setor automóvel.

Markus Duesmann, o CEO da AUDI AG, esteve presente num painel organizado pelo Bavarian Media Group, em conjunto com Carsten Spohr (Presidente Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG) e Joe Kaeser (Presidente e CEO da Siemens AG). Com o tema “Targeting Green Mobility”, Duesmann respondeu a algumas perguntas efetuadas pelo moderador do painel, o jornalista, escritor e empresário, Gabor Steingart.

Joe Kaeser (Siemens Energy), Markus Duesmann, CEO da AUDI AG, Carsten Spohr (Lufthansa) e o moderador Gabor Steingart

Estas foram as principais declarações de Markus Duesmann…

Sobre a transição energética…

  • “A situação global sublinha as necessidades da indústria e da sociedade como um todo se afastarem dos combustíveis fósseis ainda mais rápido do que o planeado. A expansão das energias renováveis e a transição para a mobilidade elétrica são os principais passos no nosso caminho em direção a uma sociedade com base na energia elétrica.”
  • “A tarefa da nossa geração é garantir que as gerações futuras são capazes de sobreviver sem combustíveis fósseis. Para atingir esse objetivo, precisamos de inovações tecnológicas agora.”

Sobre mobilidade elétrica…

  • “Se estamos a falar de mobilidade elétrica nos transportes, combustíveis elétricos na aviação ou hidrogénio em camiões, precisamos de definir prioridades claras na tecnologia. Por outras palavras, precisamos de uma compreensão em toda a indústria de como cada setor vai aproveitar a tecnologia para alcançar a neutralidade de carbono geral.”
  • “Os veículos elétricos entram na fase de uso com uma pegada de carbono maior, porque a sua produção é mais intensiva em energia. É aí que nos concentramos na redução das emissões de carbono em todo o ciclo de vida do produto. Por exemplo, através da produção sem emissões ou do uso de energia verde em produção de baterias. A disponibilidade de energia renovável é, portanto, outro fator crucial na determinação de quão ‘verde’ a mobilidade elétrica é.”

Sobre o papel da Alemanha como centro de negócios…

  • “Não somos fortes porque construímos as tecnologias na Alemanha, mas sim porque as desenvolvemos aqui. Tecnologias sustentáveis ‘feitas na Alemanha’ em particular permitem-nos ser pioneiros e afirmam a nossa força económica a nível internacional.”
  • “Claro que vamos continuar a produção nas nossas fábricas na Alemanha. É um compromisso definitivo.”
Markus Duesmann
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)