Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

China diz que investigação da UE aos subsídios aos veículos elétricos é ‘protecionista’

By on 14 Setembro, 2023

Tal como se esperava, o anúncio de que a Comissão Europeia vai investigar as ajudas do governo chinês que poderão estar a dar uma vantagem desleal aos fabricantes chineses de automóveis elétricos está a ter efeitos, e a China já reagiu. Há muito que se fazem ouvir vozes na Europa, por exemplo, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que advertiu que os chineses chegam à Europa com custos de produção 25% mais baixos, e com isso a indústria automóvel europeia poderá ser forçada a reduzir massivamente a sua capacidade de produção face à crescente concorrência da China. Pelos vistos, a sua e outras vozes foram ouvidas e a União Europeia reagiu.

Vai investigar.

O que se está a passar no mercado automóvel e a velocidade como as coisas estão a mudar do lado chinês que chegam agora à Europa com preços de arromba e bons carros, o que à partida parece ser bom, mas por outro lado é uma forte ameaça a um dos motores mais fortes, senão o mais forte da economia europeia, a indústria automóvel. Quando foi ao contrário, os europeus a rumar à China, porque está ali um mercado fantástico, as contrapartidas por parte dos chineses eram muito visíveis e nem sequer é preciso recuar até aos tempos do ‘copianço’, mas agora pelos vistos a UE vai tentar perceber até onde se estende a forma de atuar da China, e depois de chegar a conclusões, provavelmente algo vai mudar.

Para já, os chineses não gostaram. Naturalmente.

A Comissão Europeia vai investigar a fundo uma das possíveis vantagens dos construtores chineses e o governo chinês já veio a público criticar, alegando que é um ato protecionista e alertando para o impacto negativo que terá nas relações económicas e comerciais. Vamos ver o que dizem as investigações quanto a ‘protecionismos’.

“A China prestará muita atenção às tendências protecionistas da UE e às ações de acompanhamento, e salvaguardará firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, dizem, da China.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que anunciou a investigação na quarta-feira, foi clara, acusando a China de inundar os mercados mundiais com carros eléctricos que tinham preços artificialmente baixos devido a enormes subsídios estatais.

Os EUA impuseram uma tarifa de 27,5% à importação de carros elétricos chineses, e agora resta esperar pela investigação para ver o que vai fazer a UE. A China diz que a vantagem competitiva do sector não se deve aos subsídios. Certo é que a quota da China nos veículos elétricos vendidos na Europa aumentou para 8% e poderá atingir 15% em 2025.

Quem deve ter gostado muito desta iniciativa são os construtores europeus, mas se no futuro a UE passar a cobrar um imposto semelhante ao que fazem os EUA, é certo que a China irá retaliar, impondo contramedidas para prejudicar as indústrias europeias.

Não nos podemos esquecer também do facto das relações com a China serem tensas devido aos laços de Pequim com Moscovo, e tudo isto está ligado, tudo serve para qualquer das partes puxar a brasa à sua sardinha.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)