Indústria Portuguesa: Exportações de componentes automóveis em alta e resiliência demonstrada
Exportações de componentes automóveis continuam a crescer pelo 16º mês consecutivo

China já exporta mais carros que o Japão

By on 7 Janeiro, 2024

A indústria automóvel chinesa continua a crescer a um ritmo forte e os números mostram esse crescimento de forma inquestionável. A China exportou mais carros nos 11 meses contabilizados de 2023, face ao Japão, um feito que merece destaque.

O Japão sempre foi muito forte nas exportações vindas da indústria automóvel, tornando-se até numa referência mundial. Mas a entrada em cena da nova mobilidade elétrica abriu portas à China que agarrou a oportunidade para fazer crescer uma indústria que aproveitou da melhor forma a influência europeia.

A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis diz que o país exportou 4,41 milhões de veículos entre janeiro e novembro, um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2022, segundo o Nikkei Asia. Isso se compara com os 3,99 milhões de unidades produzidas pelo Japão nos primeiros 11 meses de 2023 (aumento de 15%).

É certo que estes números são alicerçados na aposta forte no mercado russo (que recebeu 730.000 veículos) e mexicano (330.000 unidades), mas as marcas chinesas já começaram a sua entrada no mercado europeu e inicia-se agora uma “luta” entre os novos produtos chineses e as marcas europeias. De realçar que nem todas as exportações vindas da China correspondem a marcas chinesas e que marcas como a Tesla, Volvo, BMW contam para estas estatísticas, que apenas realçam a força da indústria automóvel chinesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)