Chinesa Grove mostra carro a hidrogénio feito com a Pininfarina

By on 17 Abril, 2019

A “start up” Grove reclama para si o título de primeira marca mundial de produção em série de veículos com tecnologia de pilha de combustível. No Salão de Xangai lançou um protótipo desenhado pela Pininfarina.

Chama-se Granite Concept e é o fruto de uma parceria entre a Grove e a Pininfarina, que tem como base a província chinesa de Wuhan e um estúdio de estilo em Barcelona, Espanha. O modelo é um carro de quatro portas com estilo coupé, com uma grelha dianteira de generosas dimensões, faróis adelgaçados e uma traseira onde se destaca um enorme difusor. O nome Granite não é oficial, mas deverá ser utilizado no modelo final. 

A empresa chinesa está a desenvolver uma gama de modelos alimentados a hidrogénio, começando com um SUV conhecido como Obsidian, também ele exposto no Salão de Xangai e que terá, alegadamente, uma autonomia próxima dos mil quilómetros, com um sistema de regeneração de energia na travagem.

Os planos da Grove apontam para começar as vendas em 2020 e depois irá estender a sua presença em outros mercados, desconhecendo-se se chegará, ou não, á Europa. 

Recordamos que a Grove Hydrogen foi criada pelo Instituto Chinês de Geociência e Ambiente e está, atualmente, a produzir hidrogénio de lixo industrial, estando neste momento a trabalhar para instalar estruturas de carregamento de hidrogénio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)