Volvo anuncia parceria que permitirá tempos de carregamento ainda mais rápidos
Atualização do Mazda2 Hybrid combina novo design com mais tecnologia

Cinco dicas sobre como arrumar a bagageira para férias

By on 4 Junho, 2020

Três malas, dois colchões de praia, um carrinho de bebé, um guarda-chuva e mais um sem-fim de brinquedos de criança. Esta é apenas alguma da bagagem que se pode querer carregar num carro familiar na saída para férias. Os preparativos podem ser stressantes para muitos: não podemos deixar nada para trás e é importante aproveitar o espaço ao máximo. O método KonMariTM, criado pela célebre autora de livros Marie Kondo que toma a ordem como filosofia de vida, e a engenharia SEAT juntam-se para resolver este desafio. São estas as cinco dicas para não desesperar na tarefa:

Menos é mais: saber escolher é o primeiro passo para iniciar a organização dos preparativos para as férias, segundo Aline Lau, a primeira consultora oficial na Europa para o método KonMari. Antes de partir de férias, uma das dificuldades é a de escolher o que levamos e o que deixamos em casa. Para boas decisões, o melhor é “fazer uma lista e visualizar como queremos que sejam as nossas férias ideais. Só assim selecionaremos o que realmente nos será útil”, assegura esta especialista que trabalha em Londres.

Ordenar por categorias: subdividir em categorias o que realmente levaremos é um bom recurso para uma organização mais eficiente e mais racional. “Dividir o fundamental em categorias, como o vestuário, os acessórios, os brinquedos das crianças ou o estojo de medicamentos, permite-nos enfrentar a tarefa por partes e de forma mais ligeira”, acrescenta a especialista. Um exemplo passa por colocar os brinquedos e os insufláveis de praia num mesmo compartimento, aproveitando os espaços livres.

Vestuário, enrolado e na vertical: as malas com tudo o que queremos levar dentro facilmente se transforma num quebra-cabeças no qual é preciso encaixar tudo. Para se maximizar o espaço é recomendável “enrolar cada peça e colocá-las todas na vertical, para um menor volume e também para que consigam ver todas as peças em simultâneo”, aconselha. Além disso, acredita “cria um efeito relaxante”, acrescenta.

Aproveitar o interior do carro: não é apenas filosofia, uma vez que a engenharia é um bom aliado da ordem. “Quando projetamos um modelo, a nossa prioridade é a de obtermos a máxima capacidade para aproveitarmos cada milímetro útil”, explica Jordi Mora, engenheiro da SEAT. Todos os compartimentos do automóvel são úteis para guardar os objetos mais necessários, como os lenços ou bebidas, para os termos sempre à mão e arrumados. Por motivos de segurança, não devemos deixar nada solto no interior do habitáculo, nos bancos, nem na chapeleira.

Na bagageira, os últimos serão os primeiros: o primeiro passo antes colocar a bagagem passa por aproveitar o piso duplo da bagageira em modelos como o SEAT Arona. Devemos pensar no que precisaremos tirar primeiro para que fique numa zona mais acessível. Quanto às malas, as mais pesadas devem ir sempre na parte mais baixa e quanto mais atrás melhor, alerta Javier Delgado, engenheiro de Segurança Passiva da SEAT. “Se não colocarmos corretamente a bagagem e não prendermos convenientemente as coisas, podem libertar-se com uma travagem ou manobra brusca, colocando em risco a segurança dos ocupantes”, alerta, acrescentando que “circulando a 100km/h, e no caso de uma travagem repentina, um volume de 30kg pode converter-se num de 90kg, multiplicando o seu peso por três”. Se, além disso, também as colocarmos com as pegas para cima será mais prático.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)