Clube da Porsche do Reino Unido em viagem épica para celebrar os seus 60 anos
Porsche Taycan continua na estrada, em mais uma de muitas “road trip”

Cinco Road Trip em Portugal: algumas das melhores

By on 20 Maio, 2023

O bom tempo já veio para ficar, por isso os fins de semana podem agora ser bem diferentes do que há umas semanas atrás. Nesse contexto, porque não uma Road Trip? Felizmente, o nosso País, apesar de pequeno, é muito diverso, entre o Norte Centro ou Sul, o Litoral, o Interior, todos têm a sua beleza, e em todos podemos encontrar algo que nos encante.
Por isso, aqui ficam algumas dicas de destinos, para que possa ter ideias para passeios de carro, e não só, pois Portugal oferece várias opções de road trips incríveis, cada uma com as suas próprias características e destaques. Aqui estão algumas das melhores em Portugal:

Ilha do Pessegueiro – FOTO Nuno Silva

Costa Vicentina: Esta road trip percorre a deslumbrante costa sudoeste de Portugal, conhecida como Costa Vicentina. De Sines para baixo ou da ponta de Sagres, para cima, você pode explorar vilas e cidades costeiras, como Vila do Bispo, Carrapateira, a espetacular Arrifana, Aljezur, Odeceixe, Zambujeira do Mar, mais por dentro, Odemira, na costa, o Cabo Sardão, Almograve, Vila Nova de Milfontes, a Ilha do Pessegueiro e Porto Covo. Ao longo do caminho, você encontrará falésias espetaculares, praias isoladas e paisagens naturais de tirar o fôlego. Como sabe, havia um pessegueiro na ilha…do Pessegueiro, plantado por um Vizir de Odemira, que dizem que por amor se matou novo, no lugar de Porto Côvo. Aproveite, e ouça Rui Veloso…

Vinhas do Rio Douro – FOTO NMMAcedo

Rota do Douro: A Rota do Douro, ou Rota do Românico, leva-o você pelo famoso Vale do Rio Douro, uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo. E provavelmente, do Universo! Você pode começar pelo Porto e seguir o rio, começando por Entre-os-Rios e a sua trágica ponte, rumar a Castelo de Paiva, daí para Cinfães, pela margem sul, daí para Oliveira do Douro, Resende, tem imensos hotéis fantásticos junto ao Douro, pode passear de barco, passar pelas imensas vinícolas, cidades pitorescas como Peso da Régua e Pinhão, e acima de tudo pode apreciar as incríveis paisagens de vinhedos em terraços. Muito mais haveria para dizer…

FOTOS Creative Commons

Estrada Nacional 2: A Estrada Nacional 2 (EN2) é a mais longa estrada de Portugal, atravessando o país de norte a sul. Esta road trip proporciona uma experiência diversificada, passando por várias regiões, como Trás-os-Montes, Beiras, Alentejo e Algarve. Você pode explorar cidades encantadoras, paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias históricas ao longo do caminho. A EN2 liga Chaves, perto da fronteira com Espanha, a Faro, no Algarve pelo caminho tem rios e montanhas, e paisagens absolutamente deslumbrantes. O mais curioso são as gentes que encontra pelo caminho, tão diferentes entre onde começa e onde acaba a viagem. A começar pelos sotaques, continuar pela gastronomia, aldeis que parecem perdidas no tempo, mas muito genuínas e perfeitamente únicas. É uma Road Trip imperdível. Dava para escrever um livro…

Castelo de Guimarães – FOTO Vítor Oliveira

Rota dos Castelos: Esta rota leva você a alguns dos castelos mais impressionantes de Portugal. Ao longo do percurso, você também pode explorar cidades históricas e vilas encantadoras.
Começando bem a norte, o Castelo de Montalegre foi construído para a reorganização das fronteiras a oeste e este de Chaves. Descendo um pouco, o berço da nação, Castelo de Guimarães. Imensa importância histórica. Aproveite para explorar o centro histórico de Guimarães, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
De seguida, o Castelo de Braga: Embora apenas algumas ruínas permaneçam, o local oferece vistas panorâmicas da cidade e arredores.
Depois, uns bons quilómetros até ao Castelo de Santa Maria da Feira, muito importante para a vitória de São Mamede em 1128, pois o seu alcaide tomou o partido de D. Afonso Henriques. O resto é história…
Mais a sul, o Castelo de Montemor o Velho, de origem muçulmana, foi palco de inúmeros combates, passou aos cristãos em 1604. Um pouco mais abaixo encontra o Castelo de Pombal, erguido em 1156, e daí pode seguir para o Castelo da Lousã, construído depois da reconquista cristã de 1604, que fica a meio caminho do Castelo de Penedono, no distrito de Viseu. Este castelo medieval está situado no topo de uma colina e proporciona uma bela vista panorâmica das terras circundantes.
Depois pode rumar ao Castelo da Sortelha, Sabugal, Guarda, daí para o Castelo de Trancoso, um castelo histórico, bem preservado que é uma das principais atrações da cidade.
De seguida, o Castelo de Marialva, um castelo em ruínas que oferece vistas deslumbrantes da região e permite uma experiência autêntica ao explorar suas muralhas e ruas estreitas.
Um pouco para sul, o Castelo de Almeida, bem conservado, possui uma localização estratégica e oferece uma vista impressionante sobre a vila histórica.
Ainda mais a sul, o Castelo de Belmonte, localizado na vila de Belmonte. Este castelo é conhecido por sua ligação à história de Pedro Álvares Cabral, o navegador que descobriu o Brasil. Além do castelo, Belmonte também possui um centro histórico encantador e uma rica herança judaica.
Continuando a descer, o Castelo de Marvão, no mais alto pico da Serra de São Mamede.
Depois, o Castelo de Almourol, originário no Séc. VIII. Localiza-se na freguesia de Praia do Ribatejo, município de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém. Se terminar a viagem em Lisboa, pode sempre visitar Sintra, o, Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e o Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

Praia de Altura, Castro Marim

Por fim, se a sua preferência for praia, um Road Trip pela Costa Algarvia: A costa sul de Portugal, o Algarve, oferece uma road trip cheia de belas praias, falésias douradas e aldeias pitorescas. Você pode começar na ponta de Sagres, 3 km a sul do Cabo de São Vicente, tido como o extremo sudoeste da Europa continental. O promontório de Sagres foi sempre importante para os navegadores porque oferece abrigo às embarcações antes da perigosa navegação na zona do Cabo de São Vicente. Depois, seguir ao longo da costa, passando por cidades como Lagos, Portimão, Albufeira e Tavira. Aproveite para relaxar nas praias, experimentar a deliciosa gastronomia local e explorar as grutas e formações rochosas ao longo da costa.
Essas são apenas algumas road trips em Portugal, cada uma com suas próprias atrações e cenários deslumbrantes. Independentemente da escolha, duma coisa não tenha dúvidas: desfrutará de paisagens incríveis, cultura rica e uma experiência inesquecível.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)