Traction Avant: O ícone da Citroën faz 90 anos
Citroën C3: O modelo icónico, agora reinventado, a partir dos 14.990 €

Citroën apresenta o ë-C3 com autonomia até 320 km e preços a partir de 23.000€ 

By on 17 Outubro, 2023

A Citroën revelou o ë-C3, aquele que designa como o “primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa” e que vai enfrentar a ofensiva chinesa no Velho Continente, com preços a partir de 23.300 Euros, mas deixando a promessa de um ë-C3 ainda mais acessível para 2025, com 200 km de autonomia e com preços a partir dos 19.990 Euros.

Além de querer conquistar quota de mercado entre os elétricos acessíveis chineses, o preço do Citroën ë-C3 irá concorrer com os próximos Renault 5 e VW ID.2.

Os automóveis europeus do segmento B ganham uma nova ‘arma’ com a revelação da quarta geração do modelo C3, de que já se venderam mais de 5,6 milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. O C3 mantém-se como modelo mais popular da marca e representa 29% do volume de vendas da Citroën na Europa. Em 2022, o C3 conquistou 11% do mercado europeu do segmento B.

Pela primeira vez na Europa, a Citroën construiu o novo ë-C3 em torno de uma plataforma concebida para acomodar um grupo motopropulsor 100% elétrico. A base do automóvel é uma versão da altamente flexível plataforma global ‘Smart Car’ da Stellantis, tendo permitido à Citroën tornar o novo ë-C3 acessível aos clientes, a preços a partir dos 23.300 euros. Com uma autonomia de 320 km, a gama ë-C3 será proposta em muitos mercados da Europa a preços mais baixos do que estamos acostumados com os elétricos, com duas versões bem equipadas, denominadas You e Max. Um Citroën ë-C3 com 200 km de autonomia irá chegar em 2025 com preços a partir dos 19.900 euros.

O novo ë-C3 utiliza um conjunto de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 320 km WLTP, com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos. O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW. É fácil aceder a instalações de carregamento AC, domésticas e públicas, utilizando o cabo Modo 3 de série, ideal para o carregamento regular em casa, utilizando uma Wallbox, bem como fora, em estações de carregamento públicas. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.

Com um motor de 83 kW (113 CV) e uma transmissão totalmente automática que acelera o automóvel dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos, e uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h, o suficiente em ambientes urbanos e suburbanos.

O novo Citroën ë-C3, 100% elétrico apresenta um vasto portfólio de equipamentos e soluções inteligentes que complementam a oferta. O C-Zen Lounge – o interior inovador da Citroën – equipado com Head-Up Display, que reflete as informações do veículo numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do para-brisas. Esta solução garante a não duplicação de informação, como tradicionalmente aconteceria entre um sistema Head-Up Display e o cluster de instrumentos, e assegura que os condutores podem aceder facilmente a todas as informações essenciais de que necessitam, sem ter de tirar os olhos da estrada. O novo e compacto volante multifunções é mais pequeno e mais fácil de manusear, sendo ajustável em termos de alcance e inclinação, o que ajuda a garantir que o Citroën Head-up Display não fica obstruído quando está a funcionar. No centro do painel flutua um ecrã de infotainment a cores, de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor, enquanto o “My Citroën Play com Smartphone Station”, com uma App dedicada, é oferecido como equipamento de série aos proprietários da versão YOU, permitindo-lhes aceder a música, rádio, chamadas e navegação através do seu próprio dispositivo.

O ë-C3 tem 1,57 m de altura, o que proporciona aos ocupantes dos bancos dianteiros mais 30 mm de altura, mais espaçoso no interior em quase todas as dimensões do que o seu antecessor, apesar de ser apenas 19 mm mais comprido e 6 mm mais largo. A modularidade 60:40 dos encostos dos bancos traseiros (de série na versão Max) e uma largura entre os arcos das rodas traseiras de 1.015 mm asseguram que os passageiros podem transportar objetos de maiores dimensões sempre que necessitarem, e os generosos 310 litros de volume de bagagem atrás dos bancos traseiros devem ser suficientes para a maioria das viagens de compras.

Com 1,57 m de altura (excluindo as barras de tejadilho), o novo ë-C3 é mais alto do que o seu antecessor e beneficia de uma distância ao solo ao estilo de um SUV, de modo a facilitar as entradas e saídas e a proporcionar uma condução mais segura sobre lombas, passeios e buracos frequentemente encontrados em condução urbana e suburbana. A distância ao solo mede 163 mm no ë-C3 100% elétrico, em comparação com uma distância ao solo de 135 mm no modelo anterior.

A quarta geração da família Citroën ë-C3 para a Europa foi completamente reinventada, apresentada, pela primeira vez, no concept Citroën Oli, de 2022.

Na frente, a face mais alta e vertical incorpora um novo logótipo “chevron” oval de grandes dimensões, colocado ao centro e reforçado a cada lado por grelhas horizontais em preto brilhante. Elementos importantes são os faróis dianteiros e traseiros, com novo design distinto, vistos pela primeira vez no concept Citroën Oli, apresentando uma assinatura de iluminação de três níveis, com uma lente vertical e duas lentes horizontais quase parecida a lâminas.

O capô curto, alto e horizontal apresenta superfícies esculpidas, que captam a luz e contrastam com o perfil dianteiro mais vertical, evoluindo para um para-brisas maior e mais vertical, que dá mais volume ao automóvel. No perfil lateral são visíveis as linhas inferiores esculpidas à frente e atrás, que fluem através da linha de cintura para os novos grupos de luzes de assinatura e para os vincos subtis nos painéis das portas, captando a luz e enaltecendo o visual.

A série de entrada ‘You’ conta com um elevado nível de equipamento de série, incluindo faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), novo sistema Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, espelhos retrovisores elétricos, iluminação automática, radar de estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.

O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas com corte diamantado, pintura bi-tom Citroën, com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa para-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, vidros traseiros escurecidos, bancos em TEP/Tecido, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D, carregamento sem fios, câmara traseira, espelho retrovisor eletrocromático e vidros traseiros elétricos.

“O novo ë-C3 também desempenha um papel importante no reforço do programa de eletrificação acessível da Citroën, complementando a chegada da nossa alargada gama ë-C4 e ë-C4 X, bem como a solução de mobilidade única que é o Citroën Ami”, explicou Thierry Koskas, CEO da Citroën.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)