Citroën My Ami Pop: Pequeno e ainda mais irreverente
O original Citroën Méhari foi oficialmente apresentado em maio de 1968

Citroën apresenta plataforma autónoma tipo “Skate” que pretende ser o futuro da mobilidade

By on 29 Setembro, 2021

A nova plataforma estilo Skate da Citroën é um concept autónomo que pode adotar vários tipos de “carroçarias”. Para além disso, apresenta um novo conceito de roda.

A Citroën pretende revolucionar o futuro da mobilidade partilhada ao apresentar um concept de uma plataforma estilo Skate. Equipada com tecnologia de condução autónoma de nível cinco, permite circular pelas cidades sem qualquer tipo de intervenção humana, adotando diferentes estilos. Um dos principais destaques passa pela inclusão de uma nova forma de roda. As esferas foram desenhadas pela Goodyear e permite manobras de 360 graus, quase como um antigo rato de computador.

Como seria de esperar de um produto Citroën, esta plataforma conta com a suspensão Advanced Comfort com amortecimento hidráulico, algo que deverá fornecer conforto aos seus utilizadores. Por falar em passageiros, esta nova plataforma permite ainda um novo mundo de mobilidade. Isto porque, esta base permite transportar diferentes tipos de carroçaria, denominados de “pods”. Para a criação destes habitáculos a Citroën teve o apoio da Accor e JCDecaux, parceria essa que deu origem à “The Urban Collëctif”. Esta possibilidade de separação da plataforma dos Pods permite criar uma grande panóplia de soluções de mobilidade.

“Na Citroën, examinamos as tendências de médio e longo prazo para antecipar as expetativas e necessidades do consumidor. Acreditamos que este novo conceito pode redefinir o quadro da mobilidade urbana: compartilhada, elétrica e autónoma. Com a solução que apresentamos em parceria com a Accor e JCDecaux, estamos a inventar mobilidade autónoma para todos”, disse Vincent Cobée, diretor geral da Citroën.

Infinitas personalizações das Pods 

Para demonstrar o potencial deste novo projeto, a as três empresas apresentaram alguns exemplos de possíveis “Pods”. A primeira, denominada “Sofitel en Voyage”, criada pela Accor, é inspirada na rede de hotéis ao apresentar revestimentos em madeira, compartimento dedicado ao bar, iluminação ambiente e um ecrã tátil. Já a “Pullman Power Fitness”, é, tal como o nome indica, dedicada a quem quer realizar exercício físico em movimento ao apresentar máquinas próprias à prática no sei interior. No caso da JCDecaux, esta optou pelo “City Provider”. A solução é vista como acessível a todos os utilizadores e vem equipado com várias funcionalidades como entradas USB ou ecrãs interativos.

“Cada Pod é uma interpretação ousada e moderna de interior e design automóvel. São projetados para além dos padrões que a indústria usa atualmente, com precisão de engenharia, materiais de alta qualidade, estética refinada, funções e aplicações renovadas. Graças a esta parceria sem precedentes, altamente inovadora tanto em forma como substância, estamos a criar oportunidades infinitas para o futuro”, referiu Damien Perrot, Global Senior Vice-Presidente de design na Accor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)