Citroën My Ami Pop: Pequeno e ainda mais irreverente
O original Citroën Méhari foi oficialmente apresentado em maio de 1968

Citroën C1 ELLE e Urban Ride disponíveis em Portugal

By on 3 Agosto, 2018

O Citroën C1, citadino que conta com mais de um milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento, surge, neste segundo semestre de 2018, com frescura e otimismo.Verdadeiro protagonista da mobilidade urbana acessível, confortável e tranquila, o C1 reforça agora a sua atratividade com importantes evoluções na sua gama.  Afirma o seu caráter com os novos chevrons Citroën, novas cores e materiais e melhora as suas prestações, graças à adoção de novos equipamentos tecnológicos, ao reforço geral do conforto e às novas motorizações Euro 6.2.

Apostando nas múltiplas facetas do seu caráter jovial, alarga a sua oferta com duas novas Séries Especiais. Resultado da parceria com a revista “ELLE”, a Série Especial C1 ELLE, elegante, na moda e conectada, e, apostando na descontração, a Série Especial C1 Urban Ride que apela à aventura através de linhas dinâmicas, marcadas por elementos de proteção da carroçaria.

Já disponíveis na Rede de Concessionários Citroën, estas duas novas propostas permitem a cada cliente escolher o C1 com que mais se identifica.

CITROËN C1: Uma gama renovada

O Citroën C1 surge, nesta segunda metade do ano, renovado. Com vendas mundiais que ultrapassam a fasquia de um milhão de unidades, acumuladas desde o seu lançamento em 2006, o Citroën C1 continua a registar excelentes performances comerciais, com 1.400 unidades vendidas em 2017 em Portugal e uma tendência de crescimento desde o início de 2018. O Citroën C1quer continuar este caminho de sucesso com as novas evoluções da gama em termos de apresentação, conforto, tecnologias e motorizações.

Por detrás do seu look enérgico e do seu olhar jovial, esconde-se um citadino divertido e recheado de surpresas. Ágil e ideal para movimentações na cidade, graças às suas dimensões compactas (3,46 m de comprimento) e à sua manobrabilidade (raio de viragem de 3,80 m), o Citroën C1 é versátil e espaçoso, com uma bagageira muito acessível (com 196 a 786 litros de capacidade, consoante a configuração), e reivindica a sua polivalência graças ao conforto das suas suspensões e dos seus bancos de bom nível, bem como a um comportamento em estrada irrepreensível. Quaisquer que sejam as necessidades, é o companheiro ideal para condutores e passageiros, graças às suas 4 silhuetas: 3 ou 5 portas, berlina ou descapotável, com tejadilho de abrir em lona (soft top) de grandes dimensões, comercializado sob a designação Airscape.

Constituindo uma solução de mobilidade urbana moderna e acessível, inspirada nos seus clientes e nos seus estilos de vida, o Citroën C1 reforça os seus argumentos, passando a oferecer novos universos de cores e materiais, um conforto melhorado, novos equipamentos de segurança e de conectividade, para facilitar o quotidiano, e uma motorização de nova geração.

O CITROËN C1 apresenta:

  • Uma nova imagem de marca: O Citroën C1 mantém o seu look jovial e ousado e ostenta a nova imagem da Marca, em linha com o conjunto da gama Citroën. O portão traseiro em vidro distingue-se pelos seus novos chevrons e o seu novo monograma Citroën, situados sob a pega de abertura da bagageira. A designação “C1” adota a nova política da Citroën e está colocado na zona inferior direita.
  • Novas cores e materiais: a gama evolui com novos conjuntos opcionais e de série, fruto do trabalho realizado pelas equipas de Hélène Veilleux, responsável pela área de Cores e Materiais na Marca Citroën. Entre os 8 tons exteriores, o Citroën C1 integra agora 2 novas cores de carroçaria que oferecem, respetivamente, elegância e frescura: Bege Natural, exclusiva do C1 (substitui o Jelly Red), e Azul Calvi (em substituição do Smalt Blue). Duas tonalidades inéditas que também estão disponíveis para a combinação bicolor, em associação ao tejadilho Preto Caldéra. No total, são 32 combinações diferentes ao dispor dos clientes, entre as versões monocolor, bicolor, berlina e Airscape.
  • A bordo, o Citroën C1 também dá cartas em termos de personalização. As possibilidades de escolha foram alargadas com um novo leque de revestimentos, como o Tecido Square Blue e as novas decorações no tabliê, com a introdução dos Packs Color Metropolitan Grey e Urban Blue. Não faltam, portanto, opções na hora de escolher o próprio estilo ao volante do Citroën C1.
  • Novas tecnologias: moderno, o Citroën C1 oferece serenidade a bordo. No quotidiano isto traduz-se, principalmente, pelas 6 ajudas à condução disponíveis: Active City Brake, Ajuda ao arranque em subida, Alerta de Transposição Involuntária de Faixa, Câmara de visão traseira, Acesso e arranque mãos-livres. O ano de 2018 fica, também, marcado pela introdução de novas tecnologias para dar resposta às necessidades de mobilidade urbana e de conectividade, destacando-se: reconhecimento dos sinais de velocidade e compatibilidade com Mirror Screen (Apple Car Play™, Android Auto e Mirror Link®), que permite a reprodução do ecrã do smartphone no tablet tátil de 7’’.
  • Conforto global reforçado: em linha com o programa Citroën Advanced Comfort®, e graças a um tratamento acústico otimizado, o modelo apresenta um conforto de suspensão ao mais alto nível e um conforto de condução ideal.
  • Motorizações de última geração Euro 6.2: a nova gama C1 aproveita as alterações nas normas anti-poluição para centralizar a sua oferta no mercado com um único motor, o bloco de 3 cilindros de 1 litro, desenvolvido pela Toyota. Este motor ganhou potência, desenvolvendo agora 72 CV (antes 68 CV), motorização que está disponível associada a uma caixa de velocidades manual (VTi 72 CVM e VTi 72 S&S CVM) ou a uma transmissão pilotada (VTi 72 CVM ETG).

Em complemento, destaca-se o lançamento de duas novas propostas para celebrar esta nova gama 2018: Citroën C1 ELLE e Citroën C1 URBAN RIDE. Ambas possuem argumentos bem distintos para seduzir uma clientela tanto feminina como masculina. Todos podem escolher o C1 que mais se adapta a si: elegante e na moda ou enérgico e aventureiro.

CITROËN C1 ELLE: Uma série especial na moda e conectada, para ela.

O verão de 2018 marca uma nova etapa na parceria com a revista feminina ELLE, referência no mundo da moda e das tendências, entidade a que a Citroën está associada no âmbito do Fórum ELLE Active, cuja vocação consiste em valorizar o lugar das mulheres no mundo do trabalho. Após o C3 ELLE, proposta recentemente lançada em Portugal, chegou agora a vez do citadino Citroën C1 ELLE receber uma configuração que traduz uma tónica elegante e seguidora das tendências da moda. Esta versão nova e refrescante joga a carta da feminilidade e dirige-se a uma clientela que gosta de se deslocar com estilo e caráter.

Fiel à assinatura da Marca “Inspired by You”, o Citroën C1 ELLE inspira-se diretamente nas mulheres ativas e nos seus estilos de vida. Modelo ideal para viver a cidade com estilo e vitalidade, a nova versão seduz pelas suas dimensões compactas, o seu design elegante, o bem-estar que proporciona e pelas suas tecnologias. A personalização exterior estende-se ao habitáculo, através do Pack Color ELLE, onde o C1 ganha também em conectividade.

Assente sobre jantes de liga leve PLANET de 15’’, o Citroën C1 ELLE comprova a sua elegância através do acabamento exclusivo bicolor Bege Natural/Preto Caldéra (tejadilho), delimitado por um autocolante específico nas janelas laterais traseiras e sublimado por vidros laterais e óculo traseiro escurecidos. As capas dos retrovisores exteriores em Preto Caldérasublinham a harmonia e a elegância do veículo (ou cromadas, em opção). Para reforçar ainda mais o potencial de personalização exterior, o Citroën C1 ELLE ostenta o badge “ELLE” sob a forma de uma placa em alumínio formada por quatro letras em referência à revista feminina, colocada nas portas dianteiras.

Em total coerência, o Pack Color ELLE está presente também a bordo nos revestimentos em tecido cinza matizado Wave Light, com pespontos Cherry Pink que dão um ar da sua graça. Para realçar o cuidado colocado no ambiente interior, o painel multimédia e a decoração do tabliê apresentam o tom Rosa Anodizado, em contraste com o Preto Brilhante do painel da caixa de velocidades e das molduras dos ventiladores laterais. No tabliê, do lado do passageiro, surge um autocolante específico e, no mesmo espírito, os tapetes dianteiros e traseiros contam com apontamentos alinhavado em Cherry Pink, assim como uma etiqueta “ELLE”. Um ambiente inédito que cria um verdadeiro espaço vital para os que sonham sentir-se em casa a bordo do C1.

Concebido com base na versão topo de gama Shine, já de si enriquecida com retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, câmara de visão traseira, sistema de som MP3 4HP com comandos no volante, kit mãos livres Bluetooth e tomada USB, o Citroën C1 ELLE é enriquecido com os seguintes conteúdos: Pack Climatização Auto (climatização automática e acionamento das luzes), Pack Safety (Active City Brake de travagem automática em cidade, Alerta de Transposição Involuntária de Faixa, para contrariar a sonolência ou um simples momento de desatenção ao volante, e reconhecimento dos sinais de velocidade). O objetivo é proporcionar facilidade de utilização e bem-estar nos trajetos urbanos, assim como uma verdadeira serenidade nas deslocações e manobras do quotidiano. Para um conforto ainda maior, os clientes do Citroën C1 ELLE poderão optar por acesso e arranque do motor mãos livres. Acompanhando a moda, o Citroën C1 ELLE está também 100% conectado, dispondo de um tablet tátil de 7’’ e da tecnologia Mirror Screen, compatível com Apple Car Play™, Android Auto e Mirror Link®.

Disponível como berlina de 5 portas, o Citroën C1 ELLE conta com o bloco a gasolina VTi 72 e pode ser associado a uma caixa de velocidades manual (CVM) ou outra pilotada (ETG). Eficiente e potente, este motor respeita a norma Euro 6.2 e faz de cada trajeto um momento de bem-estar.

O Citroën C1 ELLE já está disponível para encomenda na Rede de Concessionários Citroën, com preços desde 14.060 euros.

CITROËN C1 URBAN RIDE: Preparado para a aventura urbana 

A Citroën lança, também, a nova versão especial C1 URBAN RIDE, proposta com um visual aventureiro e robusto, que mostra todo o potencial de personalização deste citadino. Esta versão descomplexada e cheia de estilo dirige-se a todos os que encaram a cidade como um local de aventura.

Esteticamente, o C1 URBAN RIDE distingue-se, principalmente, pelas capas dos retrovisores exteriores em Preto Caldéra, vidros e óculo traseiro escurecidos e kit de carroçaria, que integra guarda-lamas alargados em Preto Mate. As jantes de liga leve de 15’’ Planet Black, associadas a centros de roda Sunrise Red, formam um forte contraste, reforçando o seu caráter dinâmico e exclusivo. Este pack Look, que dinamiza a silhueta do C1, conjuga-se na perfeição com a nova pintura exterior Azul Calvi. Estão ainda disponíveis as cores Cinza Gallium, Cinza Carlinite, Preto Caldéra e Branco Lipizan (cor de série). Por fim, um adesivo específico nos vidros laterais traseiros, formado por motivos geométricos Cinza e Laranja, demarcam exteriormente esta série especial.

Estes apontamentos nas cores Cinza e Laranja estão presentes também a bordo. O Pack Color Urban Ride cria um ambiente inédito, que reforça ainda mais a coerência das Cores e dos Materiais, entre o interior e o exterior. Assumindo um universo específico, o Citroën C1 Urban Ride incluirevestimentos em tecido Tissu Square Blue e decorações interiores em Laranja Anodizado no revestimento da fachada multimédia e do painel do tabliê. O painel do comando da caixa de velocidades e as molduras dos ventiladores laterais apresentam-se, por sua vez, em Preto Brilhante. Um adesivo no tabliê e os tapetes dianteiros e traseiros com a sigla “Urban Ride” são também de série nesta Edição Especial.

Inteligente e prático, o Citroën C1 oferece, no seu interior, uma bagageira generosa em volume, cuja capacidade varia entre 196 e 780 litros, consoante a configuração do banco traseiro, e beneficia de uma pequena mesa (tablette) escamoteávelaquando da abertura da bagageira, facilitando as operações de carga. Além disso, dispõe de numerosos espaços de arrumação, entre os quais se destacam o porta-luvas, capaz de acolher uma garrafa de 1 litro, e os suportes para copos.

Ousado, o C1 proporciona mais liberdade e prazer no dia-a-dia. Esta série especial Urban Ride está disponível na versão 5 portas, C1 Berlina. Elaborado com base na versão Feel, beneficia de um nível de equipamento bastante rico, oferecendo aos seus ocupantes um conjunto de equipamentos que simplificam a vida, com destaque para a aposta na tecnologia Mirror Screen, agora compatível com Apple Car Play™, Android Auto e Mirror Link®, através do tablet táctil de 7’’.

Em opção, estão também disponíveis: acesso e arranque do motor mãos livres, Pack Climatização Auto, que inclui climatização automática e acionamento das luzes, Pack Easy Auto, com climatização e luzes automáticas e Acesso e arranque do motor mãos livres, e Pack Safety, que integra Active City Brake, Alerta de Transposição Involuntária de Faixa e reconhecimento dos sinais de velocidade.

O Citroën C1 Urban Ride é movido por um propulsor que cumpre com as exigências da norma Euro 6.2. Nesta configuração, este citadino recorre a um bloco a gasolina, VTi 72 CVM com caixa de velocidades manual.

O Citroën C1 URBAN RIDE já está disponível para encomenda na Rede de Concessionários Citroën, com preços a partir dos 13.010 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)