Citroën My Ami Pop: Pequeno e ainda mais irreverente
O original Citroën Méhari foi oficialmente apresentado em maio de 1968

Citroen C4 Cactus não terá sucessor

By on 26 Junho, 2019

Quem o diz é Xavier Peugeot, diretor de produto da Citeoen, em entrevista á revista britânica, Top Gear.

Quando a Citroen mostrou o C4 Cactus em fevereiro de 2014, a surpresa foi geral face a um carro que desafiava aquilo que era o “satus quo”. Um SUV urbano de formas arredondadas, uma frente curta com faróis rasgados fininhos, algo nunca visto, os “Airbumps” para proteção dos pequenos choques, para choques gigantes e um aspeto geral muito divertido. O interior era minimalista com bancos à imagem do sofá lá de casa. Era um carro disruptivo que só tinha duas classificações: adorável ou detestável.

A verdade é que foi um sucesso e o estilo do C4 Cactus acabou por marcar o futuro dos modelos da Citroen, todos eles com a frente semelhante ao C4 Cactus.

“por agora, o C4 Cactus é a nossa oferta de entrada de gama no segmento C e o próximo modelo deste segmento substituirá o Cactus e por isso será o fim deste.” Estas são as palavras de Xavier Peugeot que deixam claro que o C4 Cactus não terá nova vida depois a última remodelação.

Percebe-se porquê: a Citroen quer elevar o seu estatuto, o renovado C4 Cactus não está a ter o mesmo sucesso do original (bem mais interessante e disruptivo) e dentro da marca francesa há um rival de peso chamado C3 Aircross que é muito semelhante em volumetria (4,15 metros de comprimento contra 4,17 metros do Cactus) oferecendo coisas impossíveis no C4. E a verdade é que desde o seu lançamento, em julho de 2017, o C3 Aircross já vendeu mais de 44 mil unidades enquanto que o C4 Cactus ainda não chegou ás 20 000 unidades comercializadas. Ora, numa lógica de simplificação da gama e concentração nos modelos mais rentáveis, o C4 Cactus tem poucas chances de prosseguir a sua carreira. O primeiro modelo vai-se transformar num neo-clássico rapidamente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)