Clássicos: Rocket, by Gordon Murray
Clássicos, Alpine Renault A110: Pequeno genial

Clássicos, Lotus Elan: Produto de génio

By on 6 Setembro, 2023

Colin Chapman era um homem genial em muitos assuntos, mas especialmente no que tocava ao automóvel. Criou a marca Lotus, andou pela Fórmula 1, espalhando competência e genialidade, várias vezes cerceada, e criou alguns dos melhores desportivos. Falamos,

por exemplo, do Elan. Do primeiro Elan, não do segundo que não passava de uma caricatura do modelo criado por Chapman.

Tracção dianteira e todos os confortos do mundo não são, definitivamente, características herdadas do Elan original. O Modelo nasceu em 1962 e clonava-se em dois “roadsters” e num coupé. Os originais chamavam- se Type 26, 26R Racing, 36 Fixed Head Coupé e, mais tarde, Type 50, ou como ficaram conhecidos, Elan anos 60.

O primeiro modelo foi um “roadster” a que rapidamente foi oferecido um “hard-top”. Concebido dentro da filosofia de peso mínimo defendida por Chapman, o Elan pesava meros 650 quilogramas e nos primeiros tempos podia ser adquirido em “kit”…

O modelo era já avançado para a sua época: motor de duplo veio de excêntricos à cabeça com 1.6 litros de cilindrada, discos de travão às quatro rodas e suspensão independente nos dois eixos. Espantoso para um carro dos anos 60! O motor Lotus-Ford estava baseado na versão Kent do tetra cilindrico da Ford. O sucesso foi enorme, mas a falta de espaço, levou a Lotus a conceber o Elan +2, versão com a distância entre eixos alargada e dois pequenos bancos traseiros.

O estilo simples, mas muito atraente criado por Ron Hickman – responsável pelo estilo do Lotus Europa, mas mais conhecido pela fortuna que fez ao ter desenhado a revolucionária bancada de trabalho Black&Decker Workmate – serviu de inspiração à Mazda para criar outro sucesso de vendas, o MX5. Aliás, desde sempre se considerou o MX5 do construtor nipónico como o digno herdeiro do espírito Elan.

A produção do Elan acabou em 1973, tendo mantido-se em produção o Elan +2 até 1975. Pelo caminho, o Elan venceu vários prémios tendo mesmo ficado no sexto lugar na votação para os Melhores Desportivos dos anos 60. A produção do Elan, apesar de ser um estrondoso sucesso comercial, não foi além, das 17 mil unidades.

Porém, o suficiente para financiar a equipa Lotus de Fórmula 1 e forjar para si uma reputação que ainda hoje está bem viva. O problema deste modelo é que a sua cotação oscila entre os 17 mil euros de um Elan S3 Coupé aos 25 mil de um Elan 1600, descontando aqui as versões 26R, valiosíssimas e raras.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)