Mazda de vento em popa: Vendas na Europa cresceram 24%
Mazda MX-5: 35 anos de prazer de condução

Clube MX-5 Portugal leva mais de 30 roadsters até ao Baixo Alentejo

By on 6 Março, 2023

O primeiro encontro deste ano do Clube MX-5 Portugal somou 31 unidades deste mítico roadster, de todas as gerações, que tiveram oportunidade de saborear a rica gastronomia desta zona do país, mas também o ambiente, a paisagem e tantas outras coisas que o Alentejo tem para oferecer.

O Club MX-5 Portugal iniciou, no passado Sábado (4 de Março), as suas atividades de 2023, num Passeio pelo Baixo Alentejo que reuniu 31 Mazda MX-5, exemplares das suas quatro gerações. Houve, como habitualmente, muito para desfrutar e, depois, para contar neste dia algo encoberto, mas sem chuva, permitindo-se a abertura das capotas apesar de algum frio associado. Nada que um verdadeiro entusiasta dos passeios a céu aberto não esteja habituado a lidar e resolver!

Iniciado em Beja, este encontro repleto de Cultura e, claro, está de Gastronomia, rumaria à Vidigueira, atravessando localidades como Ferreira do Alentejo e a sua Barragem de Odivelas, uma das maiores estruturas do género na região. Parte do programa foi o curioso pormenor de se dar a conhecer uma tradição que esteve em desuso, mas que parece agora regressar: a produção do Vinho da Talha.

Horas antes dessa particularidade, o grupo de mais de seis dezenas de pessoas – entre participantes e organização – reuniu-se no Hotel Beja Parque, para o habitual briefing inicial. Seguiu-se a saída para um primeiro pequeno percurso de estrada que atravessou partes desta capital do distrito com o mesmo nome, antecedendo uma visita guiada ao seu Castelo, à Sé Catedral e ao Museu Visigótico.

Regressados ao volante dos múltiplos exemplares do roadster mais vendido do mundo, o grupo rumaria a Ferreira do Alentejo, desfrutando das estradas desta bela região, apontando ao Restaurante “O Portão”, um espaço que apresentou aos convivas uma ementa que é, em si mesmo, uma degustação de várias iguarias regionais. Findo o repasto e sem quaisquer pressas – afinal, há que desfrutar das paisagens e da condução – os MX-5 fizeram-se ao terceiro e último percurso, parando em Vila de Frades, na Vidigueira, depois de uma passagem pela Barragem de Odivelas.

O ponto final voltava a reunir os pequenos roadsters na Adega Gerações da Talha, espaço que os convivas puderam visitar e desfrutar de uma prova de vinhos, local pitoresco onde se produz o tal Vinho da Talha, nas vertentes Branco e Tinto, mas também, imagine-se, Palheto! Tal como a manhã, a tarde reservava-lhes mais um conjunto de boas memórias.

Foi ali que se anunciou a preparação do próximo encontro do Club MX-5 Portugal, que imediatamente reuniu uma adesão significativa, ou não se tratasse de um evento que levará os membros do clube a percorrer a icónica EN2. Será nos próximos dias 8 a 11 de Junho, mas as inscrições esgotaram quase de imediato.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)