Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias
Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?

CMC relembra edição especial e limitada dos Lancia e Ferrari D50

By on 14 Julho, 2022

A CMC ainda tem disponível o conjunto de miniaturas com os dois modelos que melhor nos mostram a evolução dos D50. O Lancia de 1955 de Ascari e o Ferrari de 1956 de Pilette.

A CMC é uma marca especializada no desenvolvimento e construção de miniaturas em diversas escalas, e que continua a surpreender-nos com as suas criações, tanto na preocupação com cada detalhe dos seus modelos, como no rigor histórico com que estes são criados. Uma das propostas que ainda mantém em catálogo, é um conjunto com dois modelos, que tem o objetivo de nos mostrar a evolução dos D50 de competição, através do Lancia D50 de 1955 e do Ferrari D50 de 1956.

O projeto dos D50 foi iniciado em 1954 pela Lancia, usando soluções bastante avançadas para a época e bastante inovadoras para o mundo da competição. No entanto, por diversas circunstâncias, a Lancia acabou por descontinuar o projeto e as suas ambições no Grande Prémio apenas um ano depois, em meados de 1955.

Em vez de ficar fechado numa gaveta, no entanto, este projeto acabou por ser assumido pela Ferrari, que o aperfeiçoou da melhor forma, permitindo que Juan Manuel Fangio conseguisse vencer o Campeonato Mundial de Pilotos pela quarta vez.

O conjunto da CMC inclui o Lancia D50 vermelho, decorado com o número 6, com que Alberto Ascari venceu o Grande Prémio de Turim de 1955, mas também o Ferrari D50 amarelo com o número 20, pilotado por André Pilette no Grande Prémio da Bélgica em 1956, prova que terminou na sexta posição.

Esta edição está limitada a apenas 1000 conjuntos e tem um preço indicativo de 1098 euros, estando ainda disponível para encomenda no site da CMC.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)