Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Co-fundador da Tesla abandona empresa ficando como consultor

By on 29 Julho, 2019

J.B.Straubel, o responsável máximo da tecnologia da Tesla e executivo há mais tempo que Elon Musk, abandonou o seu cargo, permanecendo como consultor.

Esta situação aconteceu depois de Straubel ter encaixado mais de 30 milhões de dólares com a venda de ações da Tesla nos últimos 9 meses. Foi Elon Musk quem o anunciou quando comunicou os resultados do segundo trimestre, onde a Tesla voltou a perder dinheiro, mais do que o previsto. E com mais alterações na estrutura diretiva da marca, o valor da empresa voltou a encolher 11 por cento no mercado bolsista. Isto depois de mais uma queda que fez as ações negociarem nos 228,82 dólares.

Quanto a Straubel, 43 anos, começou a desfazer-se das ações da Tesla há nove meses e fê-lo em oito ocasiões desde novembro. O total superou os 30,1 milhões de dólares. 

Recordamos que J.B. Straubel chegou à Tesla em março de 2004, um mês antes de Elon Musk e ficou como membro do conselho de administração, sendo o único dos fundadores que ainda se mantinha na Tesla, sendo desde 2005 o patrão da tecnologia da Tesla.

A Tesla perdeu desde janeiro o seu diretor financeiro, conselheiro geral, vice-presidente de produção e agora o diretor técnico, entre outros executivos séniores. Mas esta saída de Straubel é uma transição significativa para a Tesla, pois o americano tem sido um dos elementos preponderantes na administração da marca americana e pode ter influência nos investimentos futuros, pois o Credit Suisse enviou carta aos seus clientes explicando a influencia destas alterações na estrutura da Tesla.

Depois de conhecida a sua saída, J.B. Straubel referiu que “eu não vou desaparecer e só quero ter a certeza que as pessoas entendem que não é uma falta de confiança na empresa ou na equipa ou em outra coisa qualquer. Eu adoro a equipa, adoro a empresa e sempre amarei. O Drew (Drew Baglino, o vice-presidente da tecnologia e seu sucessor) e eu trabalhamos juntos muito tempo e tenho total confiança nele. Não vou a lado nenhum e se houver algo que seja preciso fazer para ajudar o Drew ou toda a equipa, estou disponível.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)