Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços

Coleção de automóveis de sonho será vendida no próximo leilão da RM Sotheby’s

By on 23 Outubro, 2022

Quase duas dezenas dos mais fantásticos automóveis das últimas décadas, de estrada e competição, compõem uma coleção privada que vai ser leiloada em Londres, já em novembro.

É designada como “The Gran Turismo Collection” e trata-se de uma coleção de automóveis que qualquer apaixonado por modelos de quatro rodas gostaria de ter na sua garagem. São 18 fantásticos exemplares reunidos ao longo dos últimos anos e que serão vendidos em leilão já no próximo mês de novembro e em lotes separados, pelo que será a última vez que esta coleção estará reunida.

Para começar, o primeiro automóvel desta coleção foi um Ferrari F40, o que já nos dá uma pista do tema que estava a pensar ser seguido, mas este foi apenas o primeiro do conjunto de cinco modelos da marca mais desejados do planeta. A evolução do hiperdesportivo da Ferrari, desde o 288 GTO até ao La Ferrari, passando pelo F40, o F50 e o Enzo, é, talvez, o quinteto mais procurado pelos colecionadores de automóveis em todo o mundo, sendo que estes cinco têm todos a carroçaria pintada no original Rosso Corsa com que saíram da fábrica.

No entanto, há outra cor muito procurada pelos colecionadores da Ferrari, o Giallo, ou seja, o amarelo inspirado na bandeira de Modena, a cidade onde nasceu a Ferrari, na zona da Emília-Romagna. E este foi o tom escolhido para outro conjunto de modelos da marca presentes nesta coleção: um Ferrari 550 Barchetta Pininfarina do ano 2000, um Ferrari Superamerica de 2006 e um Ferrari 599 SA Aperta de 2011, ou seja, um apaixonante trio de Barchettas com motor V12.

Também provenientes de Itália está aquele que é considerado como o primeiro supercarro, o Lamborghini Miura SV by Bertone, pintado num original tom Verde Miura, e um Lamborghini Countach LP5000 S By Bertone, na configuração com a carroçaria, jantes e habitáculo em branco que muitos de nós tínhamos num poster do quarto nos anos 80.

A Bugatti está também brilhantemente representada com um EB110 GT de 1993 e um EB110 Super Sport, mas também com um Chiron Super Sport na edição 300+ de apenas 30 unidades e que foi construída para marcar o momento em que este modelo alcançou um recorde de velocidade.

Outra das marcas presentes na Gran Turismo Collection é a Jaguar, com um XJR-15 de 1991 e um XJ220 S de 1993, dois representantes de uma das eras mais incríveis da marca britânica e que viu nascer automóveis de design único, mas também modelos de competição como o tradicional Jaguar com a decoração da Silk Cut.

E já que falamos em competição, aproveitamos para mencionar os três modelos que faltavam nesta coleção. Trata-se de três dignos representantes do mundo dos ralis, na sua época de ouro com os poderosos modelos do Grupo B. E para os representar da melhor forma, está um Audi Sport quattro S1 E2 Group B Works de 1985, usado por Hannu Mikkola no Lombard RAC Rally do mesmo ano; o Lancia 037 Group B Works Evolution 1 de 1982 que venceu o ADAC Rallye Deutschland de 1983, pilotado por Walter Röhrl; e o Lancia Delta S4 Group B Works de 1985 que conquistou o Rallye Monte-Carlo de 1986, com Henri Toivonen ao volante.

A Gran Turismo Collection é uma coleção de automóveis brilhante que será dividida em 18 lotes distintos e leiloada já no próximo dia 5 de novembro no evento londrino da RM Sotheby’s que, como sempre, é a gentil fornecedora das fantásticas imagens que aqui lhe mostramos. Para saber mais detalhes sobre esta coleção, o link é este:

THE GRAN TURISMO COLLECTION | RM Sotheby’s (rmsothebys.com)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)