Novo Mitsubishi ASX: Design e tecnologia
Astara – KIA em grande, Mitsubishi a crescer

Colt: A nova arma da Mitsubishi

By on 8 Junho, 2023

A Mitsubishi lançou o seu novo Colt, a sétima geração da opção para o segmento B, na segunda etapa do seu programa de lançamentos europeus em 2023. Desde que foi lançado pela primeira vez na Europa, em 1978, o COLT vendeu mais de 1,2 milhões de unidades, distribuídas pelas suas seis gerações. Nesta sétima variante, o Colt tem por base a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi (daí as semelhanças com o Clio), e chegará aos concessionários no último trimestre do ano, incluindo Portugal.

É um automóvel com uma gama de motorizações eficientes (incluindo uma versão “full-hybrid”) com tecnologia avançada, além de diversas possibilidades de personalização. INFORM, INVITE, INTENSE e INSTYLE são as diferentes opções da gama introduzem mudanças subtis na aparência do modelo, através de um conjunto de diferentes cores nomeadamente nos espelhos, moldura dos vidros, spoiler e chapa protetora inferior, e também da oferta de jantes (aço de 15” ou liga leve de 16″ ou 17″).

No interior, o Smartphone-link Display Audio (SDA) de 7” ou 9,3”, com ecrã do painel de instrumentos de 7” ou do Painel Digital de 10” (Digital Driver Display), ajudam na experiência digital no interior do novo Colt.

O motor de base é uma unidade a gasolina de três cilindros e 1.0 litros de capacidade, que desenvolve 65 cv de potência, associada a uma transmissão manual de cinco velocidades. Logo acima desta opção, está aquela que será a opção base em Portugal, uma unidade a gasolina de três cilindros, com turbocompressor, 1.0 litros e 90 cv, acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades.

Existe também com uma motorização híbrida (HEV), que conjuga um motor a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros com uma transmissão automática multimodo avançada, capaz de debitar 145 cv de potência. O sistema híbrido combina um motor elétrico de 36 kW, um gerador de alta tensão e uma bateria de 1,2 kWh para auxiliar o motor de combustão, juntando-lhes o sistema de recuperação da energia na travagem para melhorar ainda mais a eficiência, atributo que se destaca especialmente no ambiente urbano, onde até 80% do tempo de condução é realizado com o motor elétrico.

As duas motorizações disponíveis a partir da data do lançamento, no último trimestre de 2023, em Portugal, serão:

· 1.0 l MPI-T**: gasolina, turbo, injeção multiponto e 3 cilindros, com transmissão manual de cinco velocidades. Potência: 90 cv. CO2: 118-121 g/km.

· 1.6 l Híbrido (HEV)**: gasolina, dois motores elétricos e uma bateria de 1,2 kWh acoplada a uma transmissão automática multimodo. Potência (combinada): 145 cv. CO2: 93-101 g/km.

À semelhança do que acontece com todos os modelos da Mitsubishi Motors comercializados na Europa, o novo COLT integra o Compromisso de Serviço da Mitsubishi Motors, uma garantia de tranquilidade para os clientes e testemunho da qualidade e confiança que a marca deposita nos seus veículos.

Tal como acontece com outros veículos da marca, o novo COLT beneficia de:

· Garantia de fábrica de 5 anos/100 000 km.

· Garantia anticorrosão de 12 anos.

· Garantia da bateria de tração e da capacidade de 8 anos/160 000 km.

· 5 anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência da Mitsubishi Motors).

A produção do novo COLT será iniciada em setembro, na fábrica da Renault em Bursa, Turquia, estando o início das vendas previsto para o último trimestre de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)