Jeep Wrangler: cor Tuscadero de volta
Jeep apresenta concept cars no 58º Easter Jeep Safari

Com a chegada das versões e-Hybrid, a Jeep passa a ser uma marca 100% eletrificada

By on 6 Junho, 2022

Na gama Jeep, tanto o Renegade como o Compass ou mesmo o Wrangler, já contam com a versão 4xe, híbrida, plug-in, mas agora, os primeiros dois recebem uma outra versão híbrida.

Com agenda marcada para o segundo semestre deste ano, a Jeep anuncia que está prestes a ser uma marca 100% eletrificada. Isto porque as gamas Renegade e Compass vão passar a estar enriquecidas com as versões e-Hybrid, equipadas com um sistema mild-hybrid de 48 volts, que consegue dar uma ajuda ao motor térmico, otimizando o seu desempenho.

Além das versões híbridas plug-in, estes dois modelos passam então a incluir um sistema híbrido que combina uma nova motorização a gasolina de 1,5 litros de capacidade, com um motor elétrico que está integrado na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com sete relações. No total, oferecem uma potência máxima de 130 cavalos e 240 Nm de binário, sendo que a energia captada nas travagens e desacelerações, pode ser armazenada na bateria de 48 Volts do sistema.

O arranque deste sistema é sempre feito em modo 100% elétrico, uma vez que o motor térmico apenas se ativa se precisarmos de um pouco mais de potência, ou quando a energia existente na bateria não for suficiente. O sistema integrado do motor de arranque com o gerador, faz com que o motor de combustão se inicie quase sem darmos por isso, garantindo uma maior fluidez de utilização, ainda que o motor elétrico não se importe de ter o exclusivo no funcionamento do sistema em zonas mais planas ou nas descidas. E nas manobras de estacionamento a baixa velocidade, o modo de funcionamento também será quase sempre 100% elétrico.

Em termos de preços, os valores dos novos Jeep e-Hybrid começam nos 33.600 euros da versão Limited do Renegade. Mas este modelo ainda conta com mais dois níveis de equipamento, o Upland, disponível por 36.400 euros e o “S” por 37.600 euros. No caso do Compass, o valor base é de 39.150 euros para a versão Night Eagle, seguindo-se o Limited, disponível por 40.400 euros e o Upland, por 42.700 euros. No topo da oferta, está também a versão “S”, disponível por 44.400 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)