Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Com as alterações da ABT, o Audi RS3 chega agora aos 500 cavalos de potência

By on 13 Agosto, 2022

Conhecida pelas melhorias efetuadas aos modelos do Grupo VW, a ABT mostra-nos agora o resultado do projeto que teve um Audi RS3 Sportback como base.

A versão base do Audi RS3 Sportback já conta com uns expressivos 400 cavalos de potência, mas a ABT efetuou um pouco da sua magia e transformou este valor em 460. No entanto, ainda ficou uma margem de manobra disponível e algumas pontas soltas que foram revistas neste projeto e depois de algumas reuniões e testes, acabou por nascer o ABT RS3-R com 500 cavalos de potência extraídos do seu melódico motor de cinco cilindros em linha.

Para isso, a ABT adicionou uma nova unidade de controlo e um aumento de performance, em conjunto com um novo intercooler. Além dos 500 cavalos de potência, passam também a estar disponíveis 600 Nm de binário máximo, que permitem prestações como os 3,3 segundos que demora a acelerar dos 0 aos 100 km/h, mas também os 300 km/h de velocidade máxima que se podem desbloquear através da aplicação da ABT, que reúne um conjunto de informações do RS3-R em tempo real. O sistema de escape recebeu novas ponteiras com um diâmetro de 95 mm, mas também estão presentes novas molas para a suspensão e novas barras estabilizadoras.

Alguns dos desportivos mais recentes do mercado têm a capacidade de passar despercebidos em diversos cenários, mas não é o caso do novo ABT RS3-R Sportback. Com a carroçaria pintada num tom verde bastante intenso e com diversos elementos em fibra de carbono adicionados ao conjunto, o RS3-R faz-se ver com grande facilidade, mas também ouvir graças às melhorias efetuadas no sistema de escape. As jantes escolhidas são as ABT High Performance HR20, com 20 polegadas de diâmetro, que calçam um conjunto de pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport R na medida de 245/30 R20. E claro que o habitáculo também foi personalizado com novos assentos e diversos detalhes, não faltando uma placa identificativa desta série limitada de apenas 200 unidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)