Carlos Ghosn processa a Nissan e pede Mil milhões de dólares
Tesla processa engenheiro por tentativa de roubo de dados

Como circular nas rotundas: um manual para os totós que continuam sem saber como se faz!

By on 22 Junho, 2020

O Código da Estrada já há muito tempo que implementou regras para circular nas rotundas, mas ainda há muito totó que não sabe, ou não quer saber, como se circula numa rotunda.

Pela enésima vez, o AUTOMAIS vai explicar-lhe o que diz o Código da Estrada sobre o assunto. E vejam que foi no dia 1 de janeiro de 2014(!!) que a lei foi publicada.

De acordo com o Artigo 14º – A do Códrigo da Estrada: 

1 – Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

2 – Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1. 

3 – Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300. 

Não se esqueça que todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo, decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.

Percebeu tudo?! Mesmo?! Aqui fica uma imagem para que se não perceber com texto, perceba com um desenho.

  • Veículo Laranja: primeira saída, toma a via mais à direita
  • Veículo Vermelho: segunda saída, toma a via da esquerda. Na via imediatamente a seguir à primeira saída passa para a via mais à direita:
  • Veículo Verde: terceira saída, toma a via da esquerda. Imediatamente a seguir à segunda saída passa para a via mais à direita.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)