Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Como combinado, a Toyota acaba de revelar todos os detalhes no novo Prius

By on 5 Dezembro, 2022

O quinto dia do mês de dezembro era o que estava inscrito na agenda da Toyota para a divulgação europeia da nova geração do Toyota Prius, que chegará ao mercado em meados do próximo ano.

Aquele que é considerado por muitos como o primeiro dos híbridos acaba de superar a fasquia das cinco milhões de unidades comercializadas um pouco por todo o mundo, mas também de chegar à sua quinta geração. O mais recente dos Toyota Prius chegará à Europa apenas com uma versão híbrida plug-in, mas também com uma dinâmica mais apurada, um sistema mais eficiente e um visual mais moderno que o do seu antecessor.

Sempre original e disruptivo, o Toyota volta a ser apresentado com um desenho fora do comum, mas com um formato em cunha que o liga facilmente aos seus antecessores. Na frente, o sistema de iluminação em LED é inspirado na cabeça de um tubarão-martelo, enquanto na secção traseira, o que mais se destaca é a barra em LED, que se prolonga por toda a largura da carroçaria. Menos percetível é a altura da carroçaria inferior em cinco centímetros e os pneus de maiores dimensões, com uma medida de jantes que chega agora às 19 polegadas de diâmetro.

Além disso, as linhas da carroçaria do novo Prius são também mais fluidas e dispensam arestas e linhas desnecessárias, com o objetivo de conseguir o máximo de eficiência aerodinâmica. E mesmo com um comprimento total mais reduzido, agora com 4,6 metros, a distância entre eixos foi aumentada em cinco centímetros, o que beneficia o espaço disponível a bordo. Para terminar, a largura da carroçaria também aumentou cerca de 22 mm, com o objetivo de melhorar a postura dinâmica deste modelo.

O sistema híbrido plug-in do novo Prius inclui uma nova bateria de iões de lítio com uma capacidade de 13,6 kWh, o que lhe permite uma autonomia máxima próxima dos 70 quilómetros em modo puramente elétrico. Mas para aumentar este valor, o novo Prius poderá ter instalado um painel solar no tejadilho, capaz de somar cerca de oito quilómetros diários à sua autonomia. Em termos de motores, o Prius conta com motor a gasolina de dois litros com 152 cavalos de potência e o motor elétrico integrado com a caixa de velocidades, que contribui com os seus 163 cavalos. Em conjunto, conseguem uma potência combinada de 223 cavalos, um valor bem mais expressivo que os 122 cavalos do seu antecessor.

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