Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal
Fim de linha para o Mini Clubman

Concept Aceman da Mini começa a revelar detalhes sobre a próxima geração

By on 27 Julho, 2022

A nova geração de modelos da MINI está prestes a chegar e este novo Concept Aceman é o modelo que nos revela alguns dos traços de design, mas também novas tecnologias.

O novo MINI Concept Aceman mostra-nos um visual de Crossover e linhas mais marcantes e robustas, que poderemos vir a reconhecer na nova geração de modelos da marca que será apresentada dentro de algum tempo. Como é habitual na MINI, a primeira versão será apenas o ponto de partida para algumas outras que conheceremos posteriormente, mas este concept, é aquele que serve de introdução a esta nova família de modelos mas a sua versão de produção está prevista apenas para 2024.

A motorização, como não será difícil de adivinhar, é totalmente elétrica, sem a presença de combustíveis fósseis, mas o habitáculo também inclui diversas soluções relacionadas com a sustentabilidade e sem a presença de qualquer cromado ou tipo de pele. E claro, com um visual único e bastante arrojado como a MINI gosta de incluir nos seus modelos.

Entre os traços mais marcantes da carroçaria está a grelha frontal com traços hexagonais e com uma moldura e centro iluminados, mas também os contornos dos grupos óticos dianteiros que completam o desenho. Além disso, há jantes de grandes dimensões e um suporte de carga no tejadilho que também tem o desenho da Union Jack, encontrada em diversos detalhes nos modelos da marca. Ligeiramente abaixo deste, o teto panorâmico oferece uma iluminação adicional para o habitáculo e lá atrás está também um sistema de iluminação mais tecnológico, com diversos LED a trabalhar em conjunto, e o nome deste modelo em grande destaque numa posição central.

De regresso ao habitáculo, outros dos pontos em que a MINI está a apostar bastante é na forma como o utilizador interage com a tecnologia, sendo que em grande destaque no tablier está um generoso monitor circular, mas todo o tablier tem a capacidade de complementar a informação deste mesmo monitor de uma forma bastante original.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)