Conduzimos o novo Kia EV6 que chega a Portugal a 30 de outubro

By on 26 Outubro, 2021

O Automais voltou a estar com o Kia EV6, desta vez com a primeira experiência de condução.

Depois de termos conhecido uma versão pré-série do novo Kia EV6, tivemos agora a possibilidade de conduzir a versão de produção que chega ao mercado português no dia 30 de outubro. Este que é o primeiro modelo elétrico da marca sul-coreana a adotar a plataforma específica para carros elétricos E-GMP, a mesma utilizada no “primo” Ioniq 5, adota um estilo irreverente, tem espaço para toda a família e é visto como um dos principais rivais à família ID da Volkswagen.

Neste primeiro contacto, que foi bastante curto, conduzimos a versão GT-Line, o nível intermédio de equipamento. De referir que no lançamento o elétrico vai estar disponível com esta variante, mas também com a de entrada, Air, enquanto o desportivo e-GT chegará apenas em 2023. Ao fazermo-nos à estrada, sentados numa posição mais elevada, bem ao estilo dos SUV ou crossover, o EV6 mostrou ser um elétrico com uma afinação de suspensão equilibrada, mais ligeiramente mais focada no conforto do que na dinâmica.

Esta versão está equipada com apenas um motor que debita 229 cv, potência essa que é transmitida às rodas traseiras. Como é comum nos veículos elétricos a resposta ao acelerador é instantânea e suficiente para “fugir” aos restantes veículos ao abrir do semáforo. Nesta curta experiência tivemos também a possibilidade de testar o sistema de recuperação de energia da travagem que conta com quatro níveis de intensidade, com o último a oferecer a funcionalidade i-Pedal. Semelhante a outras soluções do mercado, este sistema ajuda a que o condutor consiga conduzir com recurso a apenas um pedal, com as idas ao travão a serem reduzidas ao mínimo. Neste pequeno trajeto não nos foi possível ter a certeza de um consumo de energia, contudo, iremos certamente fazer ensaio ao Kia EV6 para tirar todas as dúvidas.

Chega a dia 30 de outubro

Por fim, o Kia EV6 tem chegada prevista ao mercado português no próximo dia 30 de outubro. Os preços arrancam nos 43 950€ (preço com campanha) na versão Air e chegam aos 49 950€ no GT-Line. O e-GT chega em 2023 com um preço a começar nos 64 950€.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)