Honda lança aplicação dedicada aos jovens condutores
Toyota vai oferecer, finalmente, Android Auto nos seus modelos

Conectividade ao smartphone é o problema mais comum dos carros modernos, indica estudo

By on 13 Setembro, 2021

De acordo com um estudo feito pela J.D. Power, a conectividade ao smartphone é o problema mais citado pelos utilizadores de carros novos.

Se outrora a fiabilidade do motor ou dos seus componentes era decisiva na escolha dos consumidores, hoje o paradigma é completamente distinto. Com os carros cada vez mais tecnológicos e recheados de “brindes”, como digitalização ou ecrãs de grandes dimensões, os principais problemas são, igualmente, diferentes. De acordo com um estudo realizado pela J.D. Power, o problema mais comum relacionado com carros novos são os sistemas de conectividade ao smartphone. A investigação concluiu que um em cada quatro problemas citados pelos inquiridos é referente ao sistema de infotainment.

Dentro desta categoria, o controlo por voz deixou de ser o principal problema, cedendo o lugar à conectividade através de Apple CarPlay e Android Auto, muito por culpa do aumento de veículos que realizam a conectividade via wireless, uma adição ao tradicional cabo USB.

“Este ano, há muitos exemplos de tecnologia de smartphone que não funciona como seria de esperar nos veículos novos. Com mais carros a serem equipados com tecnologia sem fios, tal como os condutores desejam, o estudo revelou que há um aumento de problemas de conectividade entre smartphones e veículos, deixando muitos proprietários insatisfeitos”, refere Dave Sargent, vice-presidente da qualidade automóvel na J.D. Power.

Fonte: J.D. Power

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)