Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Confirmado fim de produção do Skoda Fabia Break

By on 9 Junho, 2023

Revelado no Salão de Paris de 2000 o Skoda Fabia Combi, Break em Portugal, não terá mais nenhuma nova geração. Um porta-voz da marca checa confirmou à publicação Automotive News Europe os rumores que davam conta do fim de produção do modelo, resultado da legislação europeia sobre as emissões, a norma Euro7, e dos custos da sua construção.

“Cumprir os exigentes objetivos de emissões da futura legislação Euro 7 está associado a custos muito elevados”, disse um porta-voz da Skoda à publicação antes referida. “Na sequência desta decisão, não haverá sucessor para o Fabia Combi [Break]”.

Com as vendas do modelo a caírem a pique, a Skoda produziu o Fabia Break até novembro passado, mantendo o utilitário Fabia. A quarta geração é muito maior do que o seu antecessor, tornando-o assim muito mais prático e que incluiu a plataforma do Grupo Volkswagen partilhada com o Volkswagen Polo e com o Seat Ibiza, por exemplo.

Os utilitários e carrinhas têm vindo a perder força no mercado automóvel, uma vez que os construtores consideram a produção de SUV como mais atraente em termos económicos num segmento que é sensível aos aumentos dos custos de matérias primas e aqueles resultantes da introdução de nova legislação sobre as emissões.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)